Economia Titulo Inadimplência
Cerca de 50% das famílias em São Paulo estão endividadas
Por Do Diário do Grande ABC<>
29/10/2010 | 07:30
Compartilhar notícia


A Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, realizada pela Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), registra, em outubro, que 50% das famílias na cidade de São Paulo estão endividadas, das quais 16% já estavam em condição de inadimplência, afirmando possuir contas em atraso e, desse grupo, 7% relatam não terem condições de honrar os pagamentos.
Os resultados de outubro se assemelham aos constatados em setembro, quando as proporções eram de 51%, 15% e 7, respectivamente. Em números absolutos, só na capital paulista, o total de famílias endividadas caiu de 1,825 milhão em setembro para 1,786 milhão em outubro. No mesmo período, em 2009, esse número era de 1,465 milhão.
A maior parte das dívidas assumidas pelos consumidores, em outubro, continua sendo feita por meio do cartão de crédito. Esta forma de financiamento é responsável por 71,3% do endividamento dos paulistas. "A popularização do uso do cartão de crédito tem se expandido nas classes C, D e E. Oferecidos até mesmo gratuitamente, os cartões podem ser utilizados sem que o consumidor tenha conta bancária e ainda disponibilizando o parcelamento das dívidas", afirma Fernanda Della Rosa, assessora econômica da Fecomercio. Em seguida, aparecem os carnês (28,7%), o crédito pessoal (9,7%), o financiamento de carro (8,4%) e cheque especial (6,2%).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;