Economia Titulo Reajuste
Aluguel tem maior aumento desde agosto de 2008
19/11/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O valor de novos aluguéis residenciais contratados em outubro na Capital paulista subiu 1,3% em relação ao mês anterior - o maior aumento mensal registrado desde agosto de 2008. Isso foi o que constatou a Pesquisa Mensal de Valores de Locação Residencial, divulgada pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação de São Paulo).

Segundo o levantamento, casas e apartamentos de dois dormitórios apresentaram a maior alta de preço no mês passado, de 1,6%. As unidades de um e três quartos registraram acréscimo médio de 1,1% na comparação com setembro.

Nos últimos 12 meses, até outubro, o valor das locações subiu 8,83%, percentual superior ao da variação da inflação. No mesmo período, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) subiu 4,18%, enquanto o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) recuou 1,31%.

Para o vice-presidente de gestão patrimonial e locação do Secovi-SP, Francisco Crestana, o avanço além dos índices de preços reflete uma atualização do mercado. "Além de faltar moradias para alugar na Capital paulista, em decorrência da reativação da economia, o crescimento dos aluguéis foi muito inferior ao dos índices de preço nos últimos anos", avalia.

Nas locações de imóveis em outubro, o fiador foi a garantia predominante, solicitada em 50,5% dos contratos. A segunda modalidade foi o depósito em dinheiro (caução), com quase 30% de participação, seguido pelo seguro-fiança, com 20%.

Casas e sobrados foram as moradias alugadas com maior rapidez, em média entre nove e 25 dias. Os apartamentos disponíveis demoraram de 18 a 36 dias para serem locados. Em média, o tempo para nova ocupação no caso de imóveis em excelente estado de conservação ou bem localizados é de 11 dias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;