Economia Titulo Tesouro Nacional
Depósitos judiciais serão repassados para a Caixa
23/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O governo, que já vinha engordando sua arrecadação com o recolhimento de depósitos judiciais para a conta do Tesouro, deve inflar ainda mais suas receitas com essa fonte de recursos. A Câmara dos Deputados não só aprovou como ampliou os efeitos da Medida Provisória 468, que obrigava os bancos a repassar para a Caixa Econômica Federal os depósitos judiciais referentes a tributos e contribuições federais.

Agora, todos os depósitos judiciais feitos nos bancos relativos a ações contra a União, fundos, autarquias e entidades federais, inclusive ações trabalhistas, terão que ser transferidos para a Caixa, que repassará o dinheiro ao Tesouro.

A MP prevê ainda que, a partir do momento em que a instituição financeira privada repassar os valores para o banco estatal, os recursos serão corrigidos com base na taxa básica de juros (Selic), e não mais conforme o rendimento da poupança (TR+6% ao ano).

A oposição tentou evitar a ampliação dos efeitos da medida por considerar que a iniciativa vai aumentar de maneira artificial o superávit primário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;