Esportes Titulo Paulista
São Caetano busca
reabilitação em Mirassol

Repaginado, Azulão sonha com vitória para deixar zona de descenso; Geninho muda sistema defensivo para partida

Por Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
23/02/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Repaginado, o São Caetano encara o Mirassol às 18h30, no Interior, em busca da reabilitação para deixar a lanterna e sair da zona de rebaixamento no Campeonato Paulista. Descontente com o sistema defensivo, o técnico Geninho, que ainda não venceu desde sua contratação - um empate e três derrotas -, mudou todo o setor, ou seja, nas laterais e na zaga. A equipe soma apenas cinco pontos.

Sem rodeios, o treinador anunciou que Edson Ratinho estreia na lateral direita no lugar de Samuel Xavier, suspenso. Gabriel - cumpriu suspensão contra o São Paulo - volta a formar dupla com Wagner (leia ao lado), e Diego reassume a lateral esquerda no lugar de Pirão.

Com as mudanças, Geninho espera que a defesa tenha rendimento melhor já a partir de hoje. Mais uma vez ele afirmou que o setor é o que mais o preocupa. "O Gabriel e o Wagner foram muito bem no ano passado e espero que se acertem de novo."

O treinador também confirmou a ausência de Rivaldo, que estaria com dores musculares e será poupado. Pedro Carmona será o substituto porque Ailton teria torcido o tornozelo no treino dos reservas, quinta-feira. "Vou com o Pedro Carmona de titular, porque também sabe armar, tem bom passe e chega bem na frente. O Eder também faz a função e recompõe melhor na marcação, mas já estou com três volantes, então creio que Carmona seja a melhor opção, até porque o Eder caiu de rendimento em relação ao ano passado", justificou Geninho.

O treinador concorda que a queda de rendimento de Eder possa estar ligada ao fato de o meia não estar tendo sequência de jogos, mas pondera. "Pode ser, mas não se pode querer dar ritmo a quem não está bem. Mas ele é dedicado e uma hora vai acertar de novo."

Embora o adversário também esteja em situação delicada - 15º, com sete pontos -, Geninho não espera facilidades. "Eles estão se recuperando e foram bem diante do Botafogo (vitória por 4 a 3, em Mirassol)."

Comandado por Ivan Baitello, ex-coordenador da base do São Caetano, o time do Interior não contará com o zagueiro Walter, expulso contra o Botafogo.

Ratinho brinda estreia e se diz pronto para calor no Interior

O lateral-direito Edson Ratinho terá, enfim, a oportunidade que tanto esperava de ser titular na partida contra o Mirassol. Ele vai atuar no lugar de Samuel Xavier, que recebeu o terceiro amarelo contra o São Paulo.

Apresentado em janeiro juntamente com Rivaldo e o atacante Eduardo - os outros dois já estrearam -, Ratinho não atua desde o dia 2 de dezembro, no Gre-nal, em Porto Alegre.

Embora não tenha feito a pré-temporada com o grupo, em Águas de Lindóia, Ratinho se diz bem fisicamente.

O jogador, que veio do Internacional, não se assusta com o calor de Mirassol. "Joguei no Mogi Mirim e em Mogi também é quente. E também sou pernambucano. Lá sim é quente (risos)."

Segunda melhor defesa da Série B volta à ativa

Com a volta do zagueiro Wagner, o Azulão reedita a segunda defesa menos vazada da Série B do Brasileiro de 2012. O time sofreu 38 gols em 38 jogos, média de um por partida, um a mais que Goiás e Atlético-PR, que conquistaram o acesso.

Na opinião do zagueiro, o bom desempenho não deve ser creditado apenas à dupla. "Quando uma defesa toma poucos gols é porque todos ajudam a marcar."

Perguntado por que a equipe se encontra em situação difícil com o elenco que possui, foi suscinto. "Acho que ainda não implantou aquele espírito do ano passado, de todo mundo se ajudar, talvez um pouco mais de vontade."

Wagner ficou três meses afastado porque há um mês teve de ser submetido a cirurgia no joelho esquerdo. Na última rodada da Segundona do Nacional, em novembro, ele lesionou o menisco. Inicialmente fez apenas fisioterapia, mas como não se recuperou teve de ser operado, no mês passado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;