Cultura & Lazer Titulo Shows
Festival de Paranapiacaba tem de MPB a jazz

Além de MPB, samba-rock e jazz, primeiro fim de semana reserva a Orquestra Sinfônica de Santo André

Por Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
16/06/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


A oitava edição do Festival de Inverno de Paranapiacaba começa em 12 de julho encabeçada por um casal de atuais queridinhos da MPB e termina, em 27 do mesmo mês, ao som de jazz e blues da melhor qualidade. A paulistana Mariana Aydar, apontada como uma das revelações nacionais em 2007, inaugura o palco do Clube União Lyra Serrano, local pela qual a Prefeitura de Santo André consolida a parceria com a unidade do Sesc da cidade. Em seguida, o cantor, compositor (e, às vezes, ator) carioca Seu Jorge abre o palco do Espaço Viradouro.

O Sesc fica responsável pela produção de todas as apresentações ocorridas no Lyra Serrano. "Concebemos juntos a programação e o Sesc bancou alguns shows que ocorrerão no espaço", explica o coordenador artístico do festival, Vanderlei Lopes Faria. Apenas em programação (cachês), o orçamento ficou em cerca de R$ 350 mil.

Além de MPB (Isabella Taviani), samba-rock (Clube do Balanço) e do jazz (representado pela dupla Wagner Tiso e Victor Biglione e a apresentação do trombonista carioca Raul de Souza ao lado dos curitibanos do Na Tocaia), o primeiro fim de semana reserva ainda a música de concerto da Orquestra Sinfônica de Santo André, que divide o palco com o quinteto de clarinetistas do Madeira de Vento. Os corais do Sesi e da cidade também se apresentam.

Os demais fins de semana exprimem bem o equilíbrio da estréia: uma mescla de atrações de MPB, jazz e música de concerto.

No quesito MPB, nomes como Zeca Baleiro, Lenine e Otto, além das cantoras Fabiana Cozza e Marina de la Riva, que vêm se destacando no cenário musical, prometem agitar a Vila.

Como atrações internacionais, estão os guitarristas norte-americanos Eddie C. Campbell, veterano que fará uma jam com a Irmandade do Blues, e Scott Henderson, que se apresentará com mais dois músicos, formando seu Trio.

Outra atração de destaque é a trilha sonora do filme Sinfonia da Metrópole executada ao vivo pelos compositores Livio Tragtenberg e Wilson Sukorski, também no Lyra Serrano.
Tradicionais em oito anos de festival, as apresentações itinerantes pelas ruas da Vila estão confirmadas, assim como o espaço permanente no Largo dos Padeiros para chorinho, que contará com muitos músicos da região.

Para conferir os shows no Lyra Serrano e no Viradouro será necessário retirar ingressos duas horas antes. A organização sugere que o público doe 1 kg de alimento não-perecível, embora a ação não seja obrigatória para acompanhar as atrações. Os alimentos arrecadados irão para o Banco de Alimentos da cidade.

Destaques

Dia 12
15h - Mariana Aydar (Clube União Lyra Serrano)
17h - Seu Jorge (Espaço Viradouro)
19h - Raul de Souza e banda Na Tocaia (Lyra Serrano)
21h - Clube do Balanço (Espaço Viradouro)

Dia 13
13h - Coral Infantil do Sesi e Coral da Cidade de Santo André (Lyra Serrano)
14h - Wagner Tiso e Victor Biglione (Espaço Viradouro)
17h - Orquestra Sinfônica de Santo André e Madeira de Vento (Lyra Serrano)
18h - Isabella Taviani (Espaço Viradouro)

Dia 19
15h - Marina De La Riva (Lyra Serrano)
17h - Lenine (Espaço Viradouro)
19h - Filme : Sinfonia da Metrópole, com Wilson Sukorski e Livio Tragtemberg (Lyra Serrano)
21h - Agô - Cantos Sagrados Brasil e Cuba e Orquestra Heartbreakers (Espaço Viradouro)

Dia 20
13h - Grupo Mawaca (Lyra Serrano)
14 h - Hamilton de Holanda e Danilo Brito (Espaço Viradouro)
17h - Duofel (Lyra Serrano)
18h - Zeca Baleiro (Espaço Viradouro)

Dia 26
15 h - Trio 202 Nelson Ayres, Toninho Ferragutti e Ulisses Rocha (Lyra Serrano)
17h - Fabiana Cozza (Espaço Viradouro)
19h - Balé de Diadema e Grupo Pedra Branca (Lyra Serrano)
21h - Otto e banda (Espaço Viradouro)

Dia 27
13h - Sound Scape Big Band (Lyra Serrano)
14 h - Eddie C. Campbell e Irmandade do Blues (Espaço Viradouro)
17h - Badi Assad Trio (Lyra Serrano)
18h - Scott Henderson Trio (Espaço Viradouro)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;