Cultura & Lazer Titulo Dança
Borelli retorna com apresentação gratuita
Por Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
04/06/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


A Cia Borelli da Dança retorna hoje à região para nova apresentação gratuita. Depois da estréia do espetáculo O Artista da Fome na Fundação das Artes de São Caetano, o grupo dirigido pelo bailarino e coreógrafo andreense Sandro Borelli traz O Processo para o Teatro Paulo Machado de Carvalho, na mesma cidade, às 20h30.

O espetáculo de hoje, assim como O Artista da Fome, é baseado na obra do escritor tcheco Franz Kafka (1883-1924). Junto com A Metamorfose e Carta ao Pai, O Processo compõe a trilogia Kafka, que Borelli desenvolveu nos últimos anos.

Além do diretor, se apresentam no espetáculo os bailarinos Daniella Rocco, Edson Calheiros, Elisângela Ferreira, Elizandro Carneiro, Natália Fernandes, Robson Ferraz e Vanessa Macedo.

A OBRA
O livro, publicado um ano após a morte de Kafka, causada por tuberculose, descreve a história de Joseph K., que, na manhã de seu aniversário de 30 anos, é levado por policiais e encarcerado. Sobre a prisão, nenhuma explicação. Conformado, Joseph não questiona em nenhum momento sobre qual crime está sendo acusado e, conseqüentemente, julgado. Sua resignação confronta lucidez e loucura, algo premente na obra do autor.

A inspiração resultou em uma coreografia em que os bailarinos representam Joseph K. como se sua imagem se refletisse em diferentes espelhos, em ângulos diversos. O espetáculo tem duração de uma hora e censura de 16 anos.

Os demais livros que inspiraram as outras duas partes da trilogia foram lançados antes da morte do autor, que àquela altura estava internado em uma clínica.

A Metamorfose foi lançada em 1915 e conta a história de Gregor Samsa, comerciante que sustenta a família e um dia percebe que se transformou em um inseto gigantesco. Com a nova aparência, passa a despertar asco das pessoas e é abandonado. Já Carta ao Pai começou a ser escrito em 1919, em formato de missiva endereçada ao pai autoritário, que nunca a recebeu. O texto sofreu inúmeras revisões. No total, cinco espetáculos de Borelli bebem na mesma fonte. A quarta é o solo Kafka in Off, lançada o ano passado.

O Processo - Espetáculo de dança. Com a Cia Borelli de Dança. Hoje, às 20h30. No Teatro Paulo Machado de Carvalho - Al. Conde de Porto Alegre, 840, Bairro Santa Maria, São Caetano. Tel.: 4222-1010 e 4238-3030. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;