Diarinho Titulo Diferenças
O que é furacão, tufão, tornado e ciclone?
Por Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
11/11/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Furacão é tempestade gigante com muita chuva e ventos fortes, que podem ultrapassar 250 km/h. Formado por várias nuvens, tem olho (centro) quente, com temperatura média de 28ºC. Nasce em mares de água aquecida e vento calmo. Ganha nome de Tufão quando ocorre no Oceano Pacífico, perto da China e Japão.

Ciclone é parecido com furacão, só que menos potente. No entanto, pode ter ventos fortes, com mais de 150 km/h. É formado por nuvens carregadas com água e tem o centro frio, com temperatura média de 20ºC. Em geral, nasce em mares fora da região tropical, ou seja, abaixo do Trópico de Capricórnio e acima do Trópico de Câncer.

Tornado é o mais violento. Formado a partir de uma grande tempestade, nasce tanto na terra quanto na água. Os ventos podem chegar a quase 400 km/h. Costuma existir por menos de 30 minutos, diferentemente do furacão, que pode durar dias.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;