Diarinho Titulo
Tira-dúvidas de 3 de março a 14 de abril
Do Diário do Grande ABC
29/12/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


MOEDA é todo o meio pelo qual se compra objetos, alimentos, serviços e outras coisas. Por isso, as cédulas são chamadas papel-moeda. Mas nem sempre existiram. Antes de o dinheiro ser criado, praticava-se o escambo, troca de um produto por outro. Com o tempo, madeira, açúcar, algodão e vários itens foram sendo usados como moeda. Quando o comércio cresceu, foi preciso inventar o dinheiro para facilitar as negociações. No início, eram apenas moedas de ouro, prata e cobre. No Brasil, elas vinham, inicialmente, de Portugal. Após a criação da Casa da Moeda, em 1694, passaram a ser fabricadas aqui. As primeiras cédulas de papel surgiram em 1810.

A ÁGUA pode acabar nas próximas décadas se o homem não mudar seus hábitos. Cerca de dois terços da Terra são compostos pelo líquido, mas de cada 1.000 litros só dois são apropriados para o consumo. Entre as ameaças estão o desperdício e o aumento da poluição de mananciais, rios, lagos e lençóis freáticos. Além disso, a distribuição da água pelo planeta é irregular. Em cidades do Nordeste brasileiro e na África Subsaariana, por exemplo, sempre falta.

O ORNITORRINCO é um dos três mamíferos venenosos existentes. Só o macho tem esporões (tipo de garra) nas patas traseiras com cerca de 1,5 cm e cheios de substância tóxica. O veneno costuma ser usado no período de acasalamento para afastar outros machos da fêmea. Não é capaz de matar o homem, mas causa muita dor. O solenodonte e espécies de musaranho produzem saliva venenosa que causa ardência semelhante à queimadura.

PARA VIRAR XIXI, a água ingerida passa pelo esôfago (canal que leva o alimento ao estômago), segue para o intestino e cai na corrente sanguínea até chegar aos nossos dois rins. Os órgãos filtram o sangue, separando o excesso de água e as substâncias que não são úteis ao organismo, formando a urina. Depois, percorre caminho até a bexiga, na qual é armazenada. Ao encher, surge a vontade de ir ao banheiro. Então, sai por um canal chamado uretra. O xixi joga fora aquilo que o corpo não absorve totalmente, além das substâncias que podem nos fazer mal, como cloreto de sódio (sal), ureia (sobra das proteínas), entre outras.

OS OLHOS ficam vermelhos nas fotos porque a pupila (bolinha preta no centro deles) é um buraquinho. Ao tirar foto com flash, a luz que sai da câmera pode iluminar o orifício, dependendo da posição do rosto. Quando isso ocorre, a câmara vítreo (formada por material gelatinoso que preenche o interior dos olhos) é iluminada. Assim, sua coloração avermelhada, por causa dos vasos sanguíneos, é refletida pela retina (membrana que reveste a parte de dentro dos órgãos).

PRECOCE se refere a algo que amadurece antes do tempo natural. Se a gente comparar as gerações atuais com as passadas tem a impressão de que as crianças são precoces hoje. Isso ocorre por causa do fácil acesso a informações e materiais que não existiam antes e que ajudam a desenvolver a inteligência, coordenação motora e o conhecimento sobre o mundo. Mas isso não significa que os adultos eram menos inteligentes na infância deles. Cada época é diferente, e o comportamento das pessoas muda conforme os avanços.

CHOCOLATE em excesso faz mal. Como todo alimento, deve ser consumido com moderação porque é rico em gordura saturada e açúcar. Se exagerar, essas substâncias podem levar ao aumento de colesterol, problemas no estômago e intestino e obesidade. O mesmo vale para doces em geral. Se comê-los demais, o organismo não conseguirá trabalhar com a grande quantidade de açúcar e irá armazená-lo, criando gorduras pelo corpo. As guloseimas também podem causar cáries, aumentar a glicose (açúcar do sangue) e desequilibrar a pressão arterial. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;