Cultura & Lazer Titulo Concerto
Música clássica para todos

Orquestra Filarmônica de São Caetano é atração gratuita hoje e amanhã

Vinícius Castelli
09/11/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação/Ana Paula Lazari


Quem quiser aproveitar a oportunidade de escutar e conhecer um pouco mais a respeito de música clássica tem agora boa chance. Com portas abertas ao público a Orquestra Filarmônica de São Caetano sobe ao palco do Teatro Paulo Machado de Carvalho, em São Caetano, hoje, às 20h30, e amanhã, às 19h30.

Sob regência do maestro Sérgio Assumpção, os músicos apresentam repertório que passeia por obras como

Iphigénie en Aulide, que abre o concerto. Baseado na tragédia de mesmo nome do poeta e dramaturgo francês Jean Racine, o tema, assinado por Christoph Willibald Gluck (1714-1787), foi aos palcos pela primeira vez em Paris, em 19 de abril de 1774. Muito tempo depois, em 1847, o alemão Richard Wagner (1813-1883) apresentou montagem revisada e readaptada. É a segunda versão que os músicos levam ao palco.

A orquestra da região lembra o austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756 -1791) e ilustra ainda a programação com a Sinfonia Concertante em mi bemol maior para violino, viola e orquestra K. 364, que é composta por três partes: Allegro maestoso, Andante e Presto. No palco, nesse momento, os músicos são acompanhados pelos solistas Djavan Caetano (violino) e Eduardo Cordeiro (viola).

Caetano iniciou os estudos aos 9 anos. Passou pela Universidade Livre de Música e pela Academia de música da Osesp. Foi solista da Filarmônica de Minas Gerais, da Orquestra Sinfônica Brasileira e ainda da Sinfônica de Ribeirão Preto. Carrega ainda no currículo aprovação no teste do Conservatório de Vienna.

Cordeiro se divide entre várias orquestras. É integrante da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo, da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo e primeira viola da Orquestra Filarmônica de São Caetano.

Trabalho do alemão Felix Mendelssohn (1809-1847), Sinfonia nº 3 em lá menor ‘Escocesa’ – opus 56 também será apresentada e encerra a apresentação. A obra foi criada a partir de inspiração do compositor em viagem à Escócia, em 1829, quando visitou as ruínas de uma capela em Holyrood Palace, em Edinburgh. Mas os trabalhos da obra só foram retomados em Berlim, em 1841, e finalizados um ano depois.

A composição é dividida em quatro movimentos que devem ser executados sem interrupções: Andante con moto – Allegro un poco agitato, Vivace non troppo, Adagio cantabile e Allegro vivacissimo – Allegro maestoso assai.

Orquestra Filarmônica de São Caetano – Concerto. Hoje, às 20h30; amanhã, às 19h30. No Teatro Paulo Machado de Carvalho – Al.Conde de Porto Alegre, 840. São Caetano. Grátis.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;