Política Titulo Presidência do PT
Donisete Braga define candidatura de aliada à presidência do PT de Mauá

Prefeito costura com grupos do petismo a chapa encabeçada por Sônia Rodrigues para eleição petista

Por Bruno Coelho
Do Diário do Grande ABC
10/08/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Sônia Rodrigues de Almeida será a candidata do prefeito de Mauá, Donisete Braga, à presidência do PT municipal no PED (Processo de Eleição Direta), marcado para 10 de novembro. A decisão de tê-la como líder da chapa do próximo diretório foi selada na quarta-feira. Agora lideranças do governo costuram o nome dela com outros grupos majoritários no petismo local.

O prefeito decidiu recentemente não perder mais tempo para a definição da candidatura ao PED. A justificativa é que passadas as 14 plenárias do PPA (Plano Plurianual) Participativo, o foco a seguir do Paço seria o PT de Mauá. Portanto, Donisete convocou os secretários Rômulo Fernandes (Relações Institucionais) e Edílson de Paula (Governo), além da própria Sônia – alocada na Secretaria de Saúde –, ao seu escritório político para selar a sua representante na disputa.

Na quinta-feira, Rômulo comunicou a decisão às demais lideranças da agremiação, como os secretários Paulo Eugenio Pereira Júnior (Mobilidade Urbana), Rogério Santana (Serviços Urbanos) e o atual presidente do PT local, Leandro Dias, filho do ex-prefeito Oswaldo Dias. A escolha de Donisete será repassada internamente nas alas, mas o aval em torno de Sônia é praticamente certo.

Assim como Donisete, Sônia também foi figura forte no grupo do ex-vice-prefeito Márcio Chaves. Inclusive, a petista foi diretora do Hospital de Clínicas Doutor Radamés Nardini no segundo governo Oswaldo (2001 a 2004), enquanto Márcio acumulava a função de secretário de Saúde. Ela também foi candidata à vereança em 2000 e 2004, mas sem sucesso nas duas ocasiões.

Com enfraquecimento de Márcio no cenário eleitoral de Mauá – iniciado a partir da cassação da candidatura ao Paço em 2004 pela Justiça em decorrência da exposição Túnel do Tempo –, Donisete, firmado como deputado estadual (colecionou quatro mandatos até o fim do ano passado), passou gradualmente a figurar como líder da ala. Nessa mudança, Sônia o acompanhou.

Sônia, por ora, terá a concorrência certa de Reginaldo Che, do POP (Participação e Organização Popular). Rômulo busca convencer Valdenito Almeida, o Carioca, do Núcleo de Base Zaíra 3, e o ex-vereador Dario Duarte Coelho, do PTLM (Partido dos Trabalhadores de Lutas e de Massa), a unir forças na chapa governista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;