Memória Titulo
Cartas para o primeiro bispo de Prudente

"Rev. D. José, entre o senhor e mim não há ficção, pois o senhor existe, eu existo e todas as pessoas que cito existem, estejam ainda...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
06/10/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


"Rev. D. José, entre o senhor e mim não há ficção, pois o senhor existe, eu existo e todas as pessoas que cito existem, estejam ainda entre nós ou vivendo em mundos a elas destinados".
Paulo Moriassu Hijo, um japonesinho muito criativo que vive em São Caetano.

* * *

Paulo Moriassu Hijo nos oferece um livro fascinante: Cartas de um Nihonjin Uchinanchu do Brasil (São Caetano: Editora Virgo, 2009). É um livro de memórias pessoais em linguagem literária e jornalística. Os 15 capítulos são cartas que Paulo Hijo encaminha a dom José de Aquino Pereira, o primeiro bispo da terra natal do autor, Presidente Prudente.

Dom José foi bispo em Prudente de 1960 a 1968. Hoje reside em São José do Rio Preto. Paulo Moriassu Hijo tornou-se coroinha da Catedral de São Sebastião, além de integrante da Cruzada da igreja. Distanciado fisicamente de Presidente Prudente há muito tempo, bateu nele uma grande saudade, o que o fez procurar dom José.

Num telefonema feito da cidade que adotou, São Caetano, Paulo reviveu com dom José passagens da sua infância. Perguntou se poderia enviar e-mails ao religioso. Descobriu que dom José não é ligado a essas modernidades. Então combinaram de trocar cartas. Cinco anos depois, relendo as cartas enviadas, Paulo resolveu reuni-las em livro. Ficou uma beleza. Uma história completa que interessa a todos, japoneses, nisseis, brasileiros, australianos... Caro leitor, você que curte memória, deve ter um exemplar.

TRECHO

"Naquele fogão a lenha, minha avó preparava saborosas guloseimas e comidas. Eu gostava do seu ‘umuni', um purê doce, feito com inhame e batata-doce. Como era bom o seu ‘satá andagui', um bolinho típico de Okinawa, parecido com bolinho de chuva!".

O AUTOR

O professor Paulo Hijo nasceu em 1953, em Presidente Prudente. Seus pais são de Okinawa. É formado em Educação Física, Filosofia e Letras. É professor de Inglês e desenvolve projetos de livros paradidáticos na área de Filosofia. Escreve para a revista www.gostodeler.com.br

CONTATOS

hijopaulo@hotmail.com; http://paulomoriassuhijo.blogspot.com

EM 6 DE OUTUBRO DE...

1869 - Falece Amaral Gurgel, jornalista e historiador paulista.

1929 - Moyses Cheid nasce em Monte Aprazível (SP). Vem jovem para São Bernardo e aqui funda o Cine Anchieta, na Rua Marechal Deodoro. O cinema funcionou de 1949 a 1973. Seguiu carreira no ramo bancário. Alcança a direção de agências locais, como a do Banco Mercantil do Brasil. Participa de atividades em vários campos, do social ao político. Faleceu há 21 anos e a escola municipal que leva seu nome está completando 20 anos. Também o viaduto inacabado com o seu nome, no km 22 da Via Anchieta, parece que será finalmente concluído.

1969 - Junta Militar declara extinto o mandato do presidente Costa e Silva e impede o vice-presidente, Pedro Aleixo, de assumir o poder. O Alto Comando das Forças Armadas escolhe o general Emílio Garrastazu Médici para assumir o cargo.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 6 de outubro de 1979

Manchete - Consumo da gasolina cai e CNP (Conselho Nacional do Petróleo) defende os aumentos periódicos.

Livro - Professor e economista Vilberto Fusari, do Grande ABC, lança hoje, em Ribeirão Pires, o livro Moeda & Inflação: um Enfoque Objetivo.

Humor - Riva, em sua coluna Fogo Cerrado: "A facilidade com que se faz pacote neste País, nos levará inevitavelmente a uma crise de papel".

Polícia - Estudante morre no choque de caminhão contra Volks em Santo André.

HOJE

Início da Semana da Criança.

SANTOS DO DIA

Bruno, Erotildes, Maria Francisca, Renato e Sagar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;