Cíntia Bortotto Titulo
Não erre na entrevista

Principais erros durante uma entrevista de emprego

Cíntia Bortotto
29/10/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Há algum tempo, já não comento nesta coluna sobre a entrevista de emprego. Trata-se de um tema bem recorrente. Decidi então utilizar este espaço para comentar com você, leitor, os principais erros cometidos numa entrevista. Seguem os:

- Postura arrogante: é aquela pessoa que, quando você entrevista, parece que se basta e que é a melhor sob a ótica dela. Para concorrer a uma vaga, em geral, é positivo demonstrar que se tem autoconhecimento suficiente para saber onde pode contribuir e o que pode melhorar, afinal ninguém se basta;

- Postura que não se mostra: é aquela pessoa que não se prepara para a entrevista e não sabe trazer bons exemplos de comportamento ou traduzir sua experiência em resultados quando perguntado;

- Postura de falar de mais e se perder nas respostas: alguns candidatos falam muito e acabam se perdendo e cansando o entrevistador, que tem um tempo para falar com a pessoa. Isso pode contar negativamente;

- Postura de quem não sabe o que quer: é aquela pessoa que se deixa levar pela vida e não tomou conta dela, por meio de escolhas conscientes. Este tipo de candidato demonstra que aceitou de bom grado tudo que a vida lhe ofereceu, mas não tomou a frente, fazendo escolhas e, em geral, não tem um plano a cerca do que quer em termos de carreira.

O principal aliado para evitar os erros no processo seletivo é o autoconhecimento. Quando se sabe quais são os pontos a desenvolver, fica mais fácil de se preparar para quando eles forem investigados. Quem se conhece, faz isso de forma natural e madura.

Outro aliado é o processo de preparação para a seleção. É importante ter na ponta da língua os melhores exemplos de comportamento, ler sobre a empresa e treinar. Quanto mais você participa de processos, melhor se comporta neles.

Prepare o currículo preocupando-se em colocar números e resultados atingidos para cada etapa de sua carreira. Pesquise na internet quais são as competências da empresa para a qual está tentando ingressar. Elabore um bom exemplo de comportamento que demonstre que você tem a competência instalada, pense sempre em uma situação, o que você fez e os resultados atingidos através de sua ação. Lembre-se de que seu corpo fala e pode passar ao entrevistador sinais de insegurança, antipatia ou nervosismo. Por isso, fique atento ao seu comportamento!

No mais, seja você, demonstre interesse genuíno pela vaga. Se você está prestes a fazer uma entrevista de emprego, fica meu desejo: siga confiante e boa sorte!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;