Internacional Titulo
Cardeal italiano diz que Saddam foi 'tratado como uma vaca'
Por Da AFP
16/12/2003 | 14:59
Compartilhar notícia


O cardeal italiano Renato Martino admitiu que sentiu "pena" ao ver as imagens transmitidas pela televisão do ex-ditador iraquiano Saddam Hussein, capturado na noite de sábado pelo exército americano perto de Tikrit.

"Senti pena deste homem destruído, tratado como uma vaca à qual se examinam os dentes", afirmou Martino depois de uma reunião sobre a apresentação da mensagem do Papa João Paulo II para o Dia Mundial da Paz.

"Acho que poderiam não ter divulgado essas imagens. Ao ver a tragédia que está vivendo esse homem, senti compaixão, e espero que outras pessoas tenham sentido o mesmo que eu", declarou o cardeal, atual presidente do Conselho Pontifical para a Justiça e a Paz, e ex-representante do vaticano ante as Nações Unidas.

O cardeal expressou seu desejo de que o processo de Saddam Hussein seja realizado em "um lugar apropriado, para contribuir à pacificação e à democratização do Iraque".

"Me parece uma ilusão acreditar que, com essa captura, possam ser reparados todos os dramas e danos causados pelo conflito, que representa um fracasso da humanidade", sentenciou.

Martino se declarou "contente" com a detenção do ex-ditador, esperando que "não tenha efeitos negativos" no Oriente Médio. Em documento divulgado nesta terça-feira, o Papa condenou o uso da força como única medida de combate ao terrorismo, e ressaltou que apóia as sanções contra os dirigentes culpados de violação dos direitos humanos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;