Esportes Titulo
‘Sem brilho‘, Brasil e Peru revivem clássico do vôlei
Por Kati Dias
Do Diário do Grande ABC
26/08/2005 | 09:10
Compartilhar notícia


Brasil e Peru revivem nesta sexta-feira, às 20h (Sportv), em Cabo Frio (RJ), o confronto que já foi um dos principais clássicos do vôlei sul-americano na terceira rodada do Torneio Classificatório para o Mundial Feminino de 2006. Quinta-feira, a seleção derrotou o Uruguai por 3 sets a 0 (25/7, 25/16 e 25/13). Embora uma vitória no duelo com as peruanas seja importante para as brasileiras carimbarem o passaporte para o Mundial do Japão, não provocará a mesma expectativa de 24 anos atrás. Brasil e Peru se enfrentaram na decisão do título sul-americano no ginásio Pedro Dell‘Antonia.

Na ocasião, quem vivia momentos de glória no vôlei continental eram as adversárias de hoje, que eram pentacampeãs sul-americanas. Mais de 5 mil pessoas empurraram a seleção que sofreu para vencer o Peru em cinco sets (8/15, 15/10, 15/11, 8/15 e 15/6). No confronto, o Brasil derrubou dois tabus: não vencia o Peru há 11 anos e, de quebra, conquistou o título sul-americano.

Mesmo assim, a Seleção Brasileira teve outros tropeços até chegar ao topo do vôlei continental. Em 1988, as peruanas conquistaram a medalha de prata na Olimpíada de Seul, e se mantiveram como referência da modalidade na América do Sul até o final da década.

Diferentemente da seleção masculina, que nunca deixou de subir no degrau mais alto do pódio em sul-americanos, o domínio feminino no continente só se estabeleceu no comando de Bernardinho, em 1995. Desde então, as brasileiras não sabem o que é perder em seus domínios.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;