Economia Titulo
Indústria deve reduzir produção com racionamento
Roney Domingos
Do Diário do Grande ABC
05/05/2001 | 00:00
Compartilhar notícia


As indústrias ainda não fizeram as contas, mas a redução de 18% na disponibilidade de energia elétrica vai provocar cortes na produção e aumento de custos. O racionamento de energia elétrica foi previsto pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e deve acontecer a partir de 1º junho. Resta saber como as empresas vão absorver o impacto negativo das medidas e de que forma isso será repassado ao consumidor final. O engenheiro Eduardo de Moraes Rodrigues, coordenador de sinergia do pólo petroquímico de Capuava dá o exemplo de quanto custa a solução mais trivial. Segundo ele, a produção de eletricidade a partir de geradores movidos a óleo diesel – geralmente usados em casos de emergência – custa duas vezes mais do que a energia elétrica convencional.

Os geradores a diesel com capacidade de 500 kw são uma das alternativas propostas pela Eletropaulo aos grandes consumidores de energia elétrica, como as indústrias químicas e as montadoras. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) anunciou nesta sexta que reativou a comissão especialmente destinada a avaliar o impacto do racionamento e as alternativas a ele. “O racionamento certamente vai afetar a produção e os preços porque as empresas já reduziram ao máximo o consumo de energia elétrica e não há onde cortar”, disse o presidente da Anfavea, Célio de Freitas Batalha.

O diretor de Relações Institucionais da DaimlerChrysler, de São Bernardo, Luiz Adelar Scheuer, disse que a redução de fornecimento e da produção podem não ocorrer na mesma proporção, mas o impacto é inevitável. “Se tivéssemos energia, poderíamos usar e pagar a diferença, mas nem isso será possível”, disse. O diretor de assuntos institucionais da General Motors, Luiz Moan, afirmou que as alternativas são trabalhar em turnos fora do pico de consumo, reduzir a produção ou pagar pela energia utilizada acima do teto estabelecido. Ele não quis comentar o efeito destas medidas sobre o preço dos veículos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;