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Pólo cosmético fatura R$ 1,5 bilhão
Por Adriana Mompean
Do Diário do Grande ABC
17/12/2005 | 08:32
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A promoção de ações conjuntas, como a implementação de rodadas de negócios e a participação em eventos internacionais, impulsionaram os resultados do Pólo de Cosméticos de Diadema, que deverá fechar o ano com faturamento de R$ 1,5 bilhão, 12% superior ao obtido em 2004. Boa parte do resultado foi obtido com as vendas no exterior. As projeções apontam para US$ 2,5 milhões na comercialização de produtos junto ao mercado internacional neste ano, ante US$ 700 mil no ano passado. Por sí só, os números representam aumento de 257,1% nas receitas externas.

A inserção dos cosméticos produzidos pelo Pólo no mercado internacional foi tão significativa que o número de empresas que incluiu a rota das exportações em seus negócios saltou de nove companhias em 2004, para 19 neste ano. Em 2002, data de criação do Pólo, existiam apenas quatro empresas que exportavam produtos, atingindo receita anual de US$ 200 mil.

O desempenho positivo alcançado em 2005 trouxe ainda reflexos diretos sobre a abertura de novas vagas no setor, que empregou 12,5% mais na comparação com o ano passado, com o número de trabalhadores saindo de 8 mil para 9 mil.

Ações – Dentre as ações de sucesso destacadas pelo coordenador geral do Pólo, Ricardo Fioravante, está a criação da rodada de negócios, que neste ano ocorreu em Ribeirão Preto e Belo Horizonte (MG). “Conseguimos resultados muito expressivos. Só em Belo Horizonte fechamos R$ 26 milhões em negócios, o equivalente a seis meses de produção”, diz Fioravante.

As empresas do Pólo também recorreram à promoção de negócios em centros comerciais importantes, como a Itália, França, Argentina, Chile, Colômbia, Venezuela e Emirados Árabes. No próximo dia 23, uma representação do Pólo segue para Cuba, a fim de fechar negócios com os grupos TRD e Cimex – para o fornecimento de produtos de higiene e beleza. “São contratos de US$ 1,3 milhão”, afirma o executivo.

Outro ponto de concentração está na Zona Livre de Collon. No próximo dia 27, representantes da entidade viajam para o Panamá para prospectarem negócios com empresas latinas. A Zona Livre de Collon abastece toda a América Central, um dos focos do Pólo para ampliar as receitas de exportação em 2006. Atualmente, as empresas do Pólo exportam para países da América do Sul, Angola, África do Sul, Portugal, Japão e Dubai.

O Pólo – Criado em maio de 2002, o Pólo de Cosméticos congrega 68 empresas, de um total de 107 indústrias do setor presentes em Diadema. As empresas representam 11% do mercado nacional. Em agosto último, a entidade ganhou sede própria, no centro da cidade, que servirá para a realização de treinamentos técnicos em 2006.

Nos últimos dois meses, as empresas do Pólo deixaram um pouco de lado as ações de mercado para investir em diagnósticos, com o objetivo de promover a qualidade do processo industrial. Atualmente, a diretoria administrativa promove um levantamento sobre Recursos Humanos, iniciado há 60 dias. Com o estudo será possível fazer um mapa de RH do Pólo e identificar itens como cargos, salários e benefícios trabalhistas pagos pelos associados. Os resultados deverão ser divulgados na primeira quinzena de janeiro.

O Pólo também promove um diagnóstico de seus associados dentro dos setores industrial e de design com a participação do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) da USP e do Centro São Paulo Design. O intuito é identificar a capacidade instalada das empresas, a qualidade dos processos industriais e o estágio atual dos produtos fabricados, que servirão de subsídio para a construção do planejamento estratégico para 2006 e 2007.



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