Nacional Titulo
Brasil investe R$ 26 milhões no Projeto Genoma
Do Diário OnLine
29/04/2001 | 17:02
Compartilhar notícia


As Redes Regionais do Projeto Genoma Brasileiro, lançadas nessa última quarta-feira, pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e o ministro da Ciência e Tecnologia Ronaldo Sardenberg, vão receber R$ 26 milhões para o desenvolvimento dos sete projetos de seqüenciamento do código genético de microorganismos.

"Esses projetos envolvem pesquisas que irão procurar na área da saúde, a cura para doenças conhecidas no Brasil como o mal de Chagas e na agricultura, o modo como as bactérias fixam o nitrogênio nas plantas", disse o diretor do Departamento de Políticas Temáticas do Ministério de Ciência e Tecnologia, Guilherme Brandão, em entrevista à Radiobrás.

Segundo informações da Agência Brasil, as Redes Regionais irão envolver laboratórios de biologia molecular de 48 instituições de ensino e pesquisa, com a mobilização de cerca de 240 cientistas de quase todas as regiões do país.

Guilherme Brandão enfatizou "que os projetos serão fundamentais para capacitação de recursos humanos, estimulando pesquisadores a se dedicarem a solução de problemas que afligem a população brasileira".

As pesquisas poderão levar ainda à produção de novos medicamentos e indicar alternativas para a prevenção de doenças como a leishmaniose e a esquitosomose. Na agricultura, um dos objetivos é aumentar a produtividade e a qualidade de produtos como o cacau.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;