Esportes Titulo
Paraná e Vasco fazem ‘final paulista’
Eduardo Merli
Do Diário do Grande ABC
05/05/2001 | 00:30
Compartilhar notícia


Paraná Basquete e Vasco da Gama começam neste sábado, às 15h, no ginásio Ney Braga, em São José dos Pinhais, a primeira partida do playoff dos forasteiros na final do Campeonato Nacional de Basquete Feminino. Pela primeira vez em quatro anos de existência, o torneio não terá em sua decisão um representante do interior de São Paulo, núcleo do basquete feminino do Brasil em 52 anos de história. Mas, ironicamente, a final entre as equipes paranaense e carioca será a mais paulista de todas, pois praticamente todas as atletas dos dois times foram lançadas nas quadras do interior paulista.

No Paraná, por exemplo, o time titular inteiro é de fora. As irmãs Luz – Cíntia, Helen e Silvinha – nasceram e iniciaram carreira em Araçatuba, a pivô Mamá foi revelação em Santo André. A única exceção é Jacqueline, que é norte-americana. Entre as reservas, Leão veio de Americana. A pivô Patrícia e a ala Karla jogaram no BCN, em suas passagens por Piracicaba, Campinas e Osasco. As paranaenses são apenas três e começaram há pouco tempo no time: Magrid, Raquel e Evely. No Vasco, a importação é maior. Sua maior estrela, a ala Janeth, começou a jogar em Catanduva e passou por Piracicaba, Sorocaba e Santo André. A armadora Mina veio das escolinhas de Santo André e Jundiaí. Kelly, Katia, Claudinha, Caê, Micaela e Érika vieram do BCN.

O sistema forasteiro chega até aos técnicos. Maria Helena passou por cidades como Piracicaba e Sorocaba. Antonio Carlos Vendramini tem uma história de 22 anos no basquete de São Paulo, um caso que iniciou-se no clube das Bandeiras da cidade de Oswaldo Cruz, em 1976, e continuou por cidades como Presidente Prudente e Sorocaba.

Para Vendramini, uma final sem São Paulo “soa diferente”, mas é resultado do abandono de algumas cidades e patrocinadores com relação ao esporte. “Hoje, o basquete paulista está em segundo plano. Quem sabe, com esta final, São Paulo retome o trabalho de referência que realizou”, afirmou o técnico, que fará sua nona final do brasileiro (três pelo Nacional e quatro pela antiga Taça Brasil).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;