Memória Titulo
O centenário da dona Armida do bairro Santana

Armida Gianasi Bertoldo completa hoje 100 anos, todos vividos na sua Ribeirão Pires, e sempre no bairro Santana. É o bairro dos seus pais, Santi e Ros

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
23/05/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Armida Gianasi Bertoldo completa hoje 100 anos, todos vividos na sua Ribeirão Pires, e sempre no bairro Santana. É o bairro dos seus pais, Santi e Rosina Gianasi, benfeitores da igreja local, doadores do terreno da igreja e construtores da primeira capela. A imagem histórica de Santana foi a família que doou à igreja, que há 40 anos tem o padre José Raschelli como pároco.

Senhor Santi tinha um armazém em Santana e ali organizava bailes. A jovem Armida participava, além de se dirigir a clubes locais como o veterano Ribeirão Pires FC e mesmo clubes da vizinha Estação de Rio Grande, hoje Rio Grande da Serra.

Dona Armida está bem. É palmeirense. Seu ídolo é o goleiro Marcos. Mesmo com dificuldades para enxergar, fica sempre atenta aos jogos do antigo Palestra.

Linha do Tempo

1909 - 23 de maio: Armida Gianasi nasce em Ribeirão Pires.

1934 - 24 de novembro: Casa-se com José Bertoldo, jovem oleiro da cidade, também nascido e criado no bairro Santana, de onde nunca saiu.

Filhos: Maria José, Wilma, Antonio, Ana Maria, Osvaldir e Rosa. Já são 12 netos e sete bisnetos.

1981 - novembro: Falece José Bertoldo.

2009 - 23 de maio: O centenário, ao lado da família.


DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 23 de maio de 1979

Primeira Página - Gasolina a 10,20. Suspenso o despejo dos médicos das Clínicas. Projeto do presidente Figueiredo reconhece os diretórios universitários. Em pauta a tentativa de cassação do vereador Mendes Botelho, de Santo André.

Editorial - Combater a poluição é cruzada permanente

EM 23 DE MAIO DE...

1932 - Batalha campal na Praça da República, em São Paulo, provoca a morte de cinco jovens revolucionários: Mário Martins de Almeida, Antonio Américo de Camargo Andrade e Euclides Miragaia, além de Dráusio Marcondes de Souza e Amadeu Martins, ambos falecidos dias depois. Era o estopim da revolução de 9 de julho. Surgia a sigla MMDC.

1979 - Jornalistas do Estado de São Paulo entram em greve, sem impedir as edições diárias dos jornais, entre eles o Diário, que noticiou o movimento.

MUNICÍPIO PAULISTA

1891- Criado o município de Bocaina, desmembrado de Jaú.

HOJE

Dia da Juventude Constitucionalista, Dia Mundial da Comunicação Social, Dia Nacional da Alemanha e Dia Nacional de Defesa das Florestas Brasileiras.

SANTOS DO DIA

Desidério, Epitácio, João Batista de Rossi e Miguel (bispo).

NAS ONDAS DO RÁDIO

Eldorado AM (700) - Brasil de Todos os Tempos. As serras brasileiras, seus refúgios e paisagens. Entrevistado: professor Jurandyr Luciano Sanches Ross, geomorfologia da USP. Contato: territorioeldorado.com.br. Produção: Valéria Rambaldi; apresentação, Geraldo Nunes. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h; às sextas-feiras, à meia-noite.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) - Memória. A história de Alvarenga e Ranchinho. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

ABC AM (1570) - Viagem no Tempo. Uma homenagem a Angela Maria, no mês do seu aniversário (13 de maio). Ela canta Alecrim de Toledo (versão de Fernando Barreto). Altemar Dutra, O Trovador (de Evaldo Gouveia e Jair Amorim); a trilha de Batman e Robin, dos anos 1960. Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br.

Pérola da Serra (92.5 - comunitária) - Reminiscências. Notícias históricas de Ribeirão Pires. Com Américo Del Corto, Dona Lina, Ademar Bertoldo, Walter Gallo, Idmir Pedro dos Santos e Octavio David Filho. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br.

IHGSP

O Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo promove hoje, às 16h, a conferência do historiador Kenneth Light: Um marinheiro herói. Na oportunidade tomarão posse três integrantes titulares: André Ramos Tavares, João Grandino Rodas e Luiz Antonio Sampaio Gouveia. Endereço: Rua Benjamin Constant, 158, perto da Praça da Sé.

MUSEU DO RÁDIO

Receptor militar BC-348. Ano: 1940. EUA. Projetado principalmente para serviço aéreo. Usado na 2ª Guerra Mundial nos bombardeiros norte-americanos, britânicos e canadenses, inclusive no Enola Gay, famoso por ter levado a bomba atômica a Hiroshima.

Coleção: Mauricio Marchini, de Mauá; contatos: 9881-3524; marchini12@hotmail.com.


Quermesse do Rudge

Hoje é o segundo dia da quermesse de São João Batista, em Rudge Ramos, uma tradição que vem do tempo do bairro dos Meninos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;