Internacional Titulo
Programa antimíssil americano fracassa
Por Do Diário do Grande ABC
08/07/2000 | 13:43
Compartilhar notícia


O interceptor de mísseis desenvolvido pelo Pentágono, considerado uma das principais armas do sistema nacional de defesa antimísseis, nao apenas errou o alvo, nesta sexta-feira, como sequer foi ativado para segui-lo. A ogiva deveria desprender-se do módulo de impulso, seguir o objeto 'inimigo' e destruí-lo. Nada disso aconteceu. Os sensores falharam, comprometendo a credibilidade de um programa de US$ 100 milhoes. Esta é a terceira tentativa de interceptaçao de mísseis e a segunda a fracassar.

A primeira operaçao fracassada aconteceu em janeiro, quando, segundos os especialistas, a umidade impediu que os detectores de calor pudessem localizar o alvo. ``Nao interceptamos a ogiva esta noite e nos sentimos desanimados por isso', disse o tenente-general da Força Aérea, Ronald Kadish, diretor da Organizaçao de Defesa de Mísseis Balísticos do Pentágono. Kadish disse que nunca se imaginou que o módulo de impulso nao conseguiria lançar a ogiva interceptora.

``Esta falha nao estava sendo considerada como problema potencial, pois em testes anteriores obtivemos êxito neste tipo de operaçao', disse. Kadish acredita que a falha aconteceu devido à falta de sinais eletrônicos e que estudos serao realizados para apurar as causas.

Anthony Cordesman, estrategista de defesa de uma instituiçao privada, o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, disse que a prova fracassada desta sexta representa um retrocesso no programa para construir um sistema de defesa antimíssil. A data proposta para a conclusao do projeto está marcada para dezembro de 2005, mas assessores do Pentágono reconhecem que dificilmente conseguirao cumprir o prazo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;