Palavra do Leitor Titulo
O direito de ser criança

Criança tem direito de sonhar com castelos, príncipes e princesas. Tem direito de sorrir, de correr descalça pela rua sem precisar...

Dgabc
12/10/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

O direito de ser criança

Criança tem direito de sonhar com castelos, príncipes e princesas. Tem direito de sorrir, de correr descalça pela rua sem precisar temer o Velho do Saco que rouba as desobedientes. Não deveria temer os dragões e as bruxas malvadas que interferem na história sem pedir licença. A criança deveria acreditar no ‘final feliz' dos contos infantis e reinventar uma ‘Bela Adormecida' diferente, que, mesmo não sendo bela, consegue acesso igualitário à felicidade. Toda criança tem direito de crescer num mundo que não precisaria ser encantado para ser do bem e da paz. Não deveria desejar a companhia de um super-herói invencível, com forças suficientes para vencer qualquer barreira, pois, neste mundo feliz em que ela vive, este super-herói seria dispensável.

A criança deveria ter assegurado o direito de fazer criancice sem ser mal-interpretada, não se preocupando tanto assim com os bons modos impostos por uma sociedade que, infelizmente, perdeu sua conexão com a própria infância. Criança deveria ter direito a conhecimentos de vida, não sendo incentivada a desrespeitar os mais velhos como os adolescentes e jovens de programas televisivos. Direitos respeitados no hoje fazem um amanhã melhor, no qual não haverá a menor necessidade de uma Fada Azul para dar vida a um tipo de Pinóquio capaz de afastar a solidão. Aquele ‘Lobo feroz e faminto que derruba casas apenas com o sopro' não precisará ser temido por aqueles que habitam seguramente em corações que aprenderam a amar.

Criança tem direito a viver em companhia de outras crianças, diferente da Branca de Neve que, isolada no castelo, só descobriu os sete anões depois de passar por apertos e dificuldades. Criança tem direito a ser criança, tem direito de sonhar e realizar, de viver e ser feliz, de aprender a ler o seu mundo e a escrever as páginas de sua vida de modo muito melhor. Tem direito de saber que, mesmo que se viva 100 anos, a vida é um breve conto. Então, que o conto de vida de uma criança não seja limitado a apenas um final feliz, mas que o início e toda a sua vivência também sejam repletos de amor, alegria e paz. Assim, qualquer outro direito de criança já estará contemplado, pois nossas crianças estarão vivendo num mundo real, tendo asseguradas as melhores características do mais bondoso imaginário.

Feliz Dia das Crianças!

Erika de Souza Bueno é professora e consultora de Língua Portuguesa pela Universidade Metodista de São Paulo, articulista sobre assuntos de Língua Portuguesa, educação e família e coordenadora pedagógica.

Palavra do Leitor

Ribeirão

Algo de errado na eleição em Ribeirão Pires! Para se ter ideia, em 2008 foram 10.546 votos brancos e nulos, nesta eleição, foram 31.305. Pelo andar da carruagem teremos novidades no desfecho das ‘brigas' judiciais que ainda estão por vir e até que todos recursos sejam julgados e tenhamos as decisões finais. Não podemos e não queremos eleição decidida na Justiça. No meu ponto de vista, o aumento de votos brancos e nulos neste pleito demonstra a insatisfação dos eleitores. E os candidatos devem refletir, pois o povo fez a sua parte. Vamos aguardar o segundo turno, que em Ribeirão Pires será no TSE.

Ailton Gomes, Ribeirão Pires

Celular

O celular é um aparelho que veio para nos ajudar e é muito importante. Porém, como moramos no Brasil, a população, principalmente os motoristas, não está muito preocupada com a segurança de si e de terceiros. Se olharmos para dez automóveis, no mínimo uns sete estão falando ao celular! Respeitar a lei, para quê? E ninguém faz nada! Para completar essa falta de responsabilidade, as autoridades fazem vistas grossas, pois é mais fácil multar por falta de cinto de segurança do que a quem fala ao celular enquanto dirige, e falar ao telefone ao volante é tão ou mais perigoso do que o fazer alcoolizado. Aí é fácil criticar os políticos, que até merecem, mas como diz o ditado, preferimos olhar defeitos dos outros do que verificar os nossos próprios! Acorda, Brasil!

Guilherme Jesus Ster, São Bernardo

Santo André

Lembro quando Santo André possuía chácaras e fazendas e o rio, hoje poluído, tinha peixes. As poucas indústrias eram consideradas ‘de família', pois eram compostas de vários integrantes da mesma família. No decorrer dos anos, isso foi se modificando devido à globalização. Na época das famigeradas greves o cenário mudou. Vi minha Santo André transformar-se em terra abandonada. Mas nem tudo está perdido. Convido aos munícipes visitar a Santa Casa da cidade, pois nunca esteve tão limpa quanto agora e seu corpo clínico é excelente. Todos os funcionários são ótimos, desde os colaboradores de limpeza até seu alto comando. Posso dar esse depoimento, pois um familiar necessitou com urgência de atendimento, que foi negado pelo plano de saúde. Hoje essa pessoa faz todo tipo de tratamento e deixou de pagar plano de saúde. Amo Santo André! Vamos nos dar valor!

Lúcia Calvitti Rodrigues, Santo André

Vandalismo

Segundo este Diário, bicicletas são alvo de vândalos em São Caetano (Setecidades, dia 9). ‘Menos de 15 dias após ser implantado, no fim de setembro, o projeto Sancabike teve as bicicletas disponíveis para locação depredadas por vândalos, que aproveitam a falta de vigilância para danificar o equipamento ou furtar acessórios, como freios, correntes e bancos'. E em Mauá, os jovens - sim, jovens e mal-educados - destroem várias lixeiras e usam o chão como lixeira. Até quando essa falta de cidadania?

Eduardo Zago, Mauá

Diário

Parabéns a este querido Diário, que fez bela cobertura da eleição no Grande ABC, com muita verdade ‘doa a quem doer' e isso é muito bom para a democracia. Não podemos deixar que nos tirem a liberdade de expressão. Nunca! Aos eleitores de Mauá deixo o meu recado: pensem na cidade, ela está estagnada! Outra coisa, a Dilma falou na TV que vai abaixar o valor da conta de luz às vésperas da eleição. É tudo mentira! O Diário havia publicado que a devolução era nosso direito, mas eles não querem devolver. Foi o TCU que nos garantiu este direito. Por isso, presidente Dilma, dê o subsídio ao trigo, porque muitas crianças vão passar fome, e o pão é o alimento nosso de cada dia. Cuide de nossas crianças; elas comem muito pão.

Nilzete Oliveira, São Caetano




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;