Esportes Titulo
Canguru e coala perdem o posto de mascotes de Sydney
Por Do Diário do Grande ABC
15/08/2000 | 09:37
Compartilhar notícia


A escolha de um mascote para os Jogos Olímpicos de Sydney está cada vez mais polêmica. Desta vez, o canguru e o coala, os marsupiais mais conhecidos da Austrália, nao devem estar entre as opçoes de escolha.

"A opiniao pública deixou evidente que os australianos queriam mostrar ao mundo nossos outros animais. O coala e o canguru já sao bem conhecidos', dizem os organizadores dos Jogos, ao explicar a escolha dos outros mascotes.

Syd é um ornitorrinco, um mamífero exclusivamente australiano que tem o bico de um pato, o corpo de uma lontra e a cauda de um castor. Ele poe ovos e tem glândulas mamárias. O macho chega a alcançar 50 centímetros de comprimento e pesa cerca de 1,7 kg. Os ornitorrincos usam as patas dianteiras, que têm membranas especiais, para nadar e viver em túneis ou tocas de até 20 metros em margens de rios. Eles comem crustáceos, ras e minhocas.

Millie é uma équidna, o parente mais próximo do ornitorrinco. Como esse último, é um mamífero e poes ovos. Coberta com espinhos afiados, tem uma língua que chega a 18 centímetros de comprimento, coberta com uma secreçao pegajosa que é usada para capturar formigas. As équidnas chegam a ter 30 centímetros e a pesar cerca de 7 kg.

Olly é um dacela, o maior de todos os martins-pescadores, que chega a até 42 centímetros e pesa até 500 gramas. Encontrado tanto na cidade quanto no campo, o dacela emite um som semelhante a uma gargalhada humana. Alimenta-se de cobras e insetos grandes.

Os mascotes oficiais foram introduzidos durante os Jogos de Inverno de Grenoble, na França, em 1968. Tornaram-se um dos maiores sucessos de marketing dos Jogos. Sao ligados aos produtos oficiais e vendidos como brinquedos, trazendo milhoes de dólares para os organizadores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;