Setecidades Titulo
Alunos arquitetam cidades planejadas
Thiago Silva
Especial para o Diário
15/09/2007 | 07:19
Compartilhar notícia


Uma cidade planejada. Esse é o desejo dos alunos do Colégio Atual no bairro Valparaíso, em Santo André. Os estudantes escreveram sexta-feira, no Desafio de Redação – promoção do Diário e da Universidade Imes –, que o lugar do futuro deveria ser mais formulado.

A consciência dos alunos advém do projeto Plano Diretor, desenvolvido nos últimos três anos com o objetivo de propor melhorias à cidade. O trabalho é coordenado pela professora de História Marizilda Rodrigues, 49 anos, com os estudantes do 7º ao 9º ano, e apresenta algumas diferenças de acordo com a série.

“Os alunos realizam uma pesquisa, verificam a causa do problema e depois sugerem soluções”, explicou a professora. Nos anos anteriores, o projeto foi levado à Câmara Municipal.

Marizilda disse que os estudantes saem em grupos por alguns locais de Santo André, verificam os problemas e, depois, apontam as soluções. “E eles não mostram resultados absurdos, pois também pesquisam as leis”, comentou.

Segundo a professora, o Desafio de Redação, que tem como tema Minha cidade no amanhã, vai ajudar a verificar o conhecimento dos estudantes.

A aluna Chiara Fornero Murakami, 12, do 7º ano, já colocou os ensinamentos em prática no concurso. Ela escreveu no seu texto que uma cidade planejada poderia melhorar as condições de vida das pessoas, com os números de casas e hospitais corretos à população. “Quando o município não é organizado, faltam casas e hospitais para todo mundo, o que acaba gerando a violência”, disse a jovem.

Trânsito - Outro problema que poderia ser solucionado é o trânsito na cidade. “Com um plano diretor, poderia-se criar ruas mais largas e projetar como seria a saída de carros”, disse Murilo de Martini, 13, do 8º ano.

A professora de Língua Portuguesa Viviane Dias, 30, elogiou o trabalho da colega e disse que ele facilitou aos alunos o desenvolvimento da redação. “O projeto deu base para os estudantes”, garantiu.

No Brasil, existem algumas cidades planejadas, como Brasília, Belo Horizonte, Goiânia e Palmas. (Supervisão de Heloísa Cestari)



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;