Internacional Titulo
EUA têm problemas para monitorar financiamento a terroristas
Por Da AFP
13/12/2003 | 15:44
Compartilhar notícia


O governo dos Estados Unidos desconhece várias operações secretas de grupos terroristas para obter financiamento e tem problemas em seguir este dinheiro devido à freqüente mudança de esquema, revela um recente relatório do Congresso norte-americano.

O informe, emitido pelo Bureau Geral de Contas (GAO), é divulgado após uma série de anúncios da administração do presidente George W. Bush de que o governo conseguiu congelar quase US$ 137 milhões de fundos terroristas em todo o mundo.

Segundo o Congresso, este valor pode ser apenas a ponta do iceberg, diante da ausência "sistemática da obtenção de dados e análises" por parte das agências do governo americano e porque as autoridades simplesmente desconhecem os métodos usados pelas redes terroristas para obter fundos.

"A falta destes dados impede que o FBI realize análises sistemáticas das tendências e pautas, concentrando-se em mecanismos de financiamento alternativos", adverte o texto.

Até agora, o FBI e outras agências americanas têm se concentrado basicamente nas contas bancárias no exterior e em organizações de caridade, que segundo as autoridades, estão sendo usadas por redes terroristas como a Al Qaeda e os grupos palestinos Hamas e Hezbollah.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;