Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Como é o processo de formação da pérola nas conchas?
Por Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
10/11/2019 | 07:35
Compartilhar notícia
Pixabay


A pérola é formada dentro do corpo de um molusco, ser vivo de estrutura mole e geralmente envolto por concha, como ostras, mariscos, caracol e caramujo. Sempre que algo estranho, a exemplos de um grão de areia ou, até mesmo, algum tipo de parasita, penetra em seu manto (corpo), o item se desenvolve ao longo do tempo. 

No processo, o molusco começa a depositar em volta desse ‘intruso’ substância conhecida como madrepérola, que ajuda a isolar esse material vindo de área externa e o protege. O acúmulo dessa camada mais firme se potencializa e a pérola é formada. Dependendo das condições ambientais, leva-se, em média, entre três e cinco anos para ter tamanho certo para o item ser comercializado. Depois de modelado, acaba sendo utilizado em colares, brincos, anéis e pulseiras, tornando-se uma joia de valor. 

É por causa da venda das pérolas que se torna possível existir cativeiros de conchas. O processo de formação e crescimento da joia é quase o mesmo, porque, nesses casos, o corpo estranho é introduzido intencionalmente nas conchas dos moluscos para garantir que estes venham a produzir o item. O processo de formação também é acelerado com essa introdução.

CURIOSIDADES

As conchas podem ser enconcontradas tanto em rios como nos mares. Costumam ficar fixas em conjunto de areias, rochas e recifes de corais, por exemplo. Elas funcionam como espécie de ‘casa’, fornecendo abrigo para o molusco que a construiu.

Por se tratarem de animais ‘filtradores’, os moluscos se alimentam de diversas microalgas e micro-organismos que se encontram na água. Eles bombeiam a água através de um sistema de filtragem.

Consulta de Ricardo Cardoso, diretor técnico e oceanógrafo do Aquário de São Paulo.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;