Cultura & Lazer Titulo Para ver e jamais esquecer
Yutaka Toyota ganha exposição em São Caetano

Essa é a primeira vez que o município recebe mostra do artista

Por Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
09/11/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Quem gosta do universo das artes plásticas pode comemorar. Agora é possível ver de perto obras de um dos nomes mais respeitados do universo artístico no País. Yutaka Toyota, japonês radicado no Brasil, ganha a exposição Arte em Movimento, em São Caetano, na Fundação Pró-Memória, por meio da Pinacoteca Municipal de São Caetano. A entrada é gratuita.

É a primeira vez que o município recebe mostra do artista. O público poderá apreciar cerca de 60 peças com foco na arte cinética, ou seja, que explora efeitos visuais a partir de ilusão de ótica ou movimentos físicos. Há obras que são do acervo pessoal do artista e também de coleções particulares.

Segundo Nair Duarte, que assina a curadoria ao lado de Fabiana Cavalcante, a obra permite uma imersão “no ato criador do artista incorporando uma energia que modifica o espaço, a arte e o movimento. O público interage permitindo a reflexão e aguçando os sentidos, absorvendo-se em um exercício de meditações e conjeturas filosóficas”.

Há quadros, esculturas e instalações. Nair diz que os destaques da mostra são a sedução, o vigor e, ao mesmo tempo, a tranquilidade que sua obra conduz. Entre as peças apresentadas está a instalação cinética Quarto Escuro, que é baseada na obra de sua autoria apresentada na X Bienal de São Paulo em 1969, conhecida como Bienal boicotada por conta de diversos artistas terem se recusado a participar como forma de protesto ao Ai-5 (Ato Institucional número 5), que havia sido instaurado poucos meses antes.

A curadora explica que a oportunidade de realizar a mostra surgiu em 2017, quando promoveram a exposição com obras do artista japonês Kenichi Kaneko. “Por serem amigos, Toyota nos procurou com interesse em fazer uma exposição na Pinacoteca”, diz.

Nair explica que a obra do artista utiliza materiais concretos e tangíveis. “Ela é repleta de paradoxos: a dureza, o macio, a originalidade, a densidade e a leveza. Conseguindo um equilíbrio estável, produzindo e expressando naturalmente a exploração dos efeitos visuais”, explica.

Para a curadora, a vinda da exposição de um artista do gabarito de Toyota para a região é algo muito importante. “Só mostra a importância e a visibilidade cada vez maior da Pinacoteca Municipal e da Pró-Memória nos cenários cultural e artístico”, reflete. “É um dos precursores da arte cinética no Brasil, com mostras coletivas e individuais em vários países e conquistou muitos prêmios”, encerra.

Arte em Movimento – Exposição de Yutaka Toyota. Na Fundação Pró-Memória – Avenida Dr. Augusto de Toledo, 255. De hoje até 31 de janeiro. Visitação de segunda a sexta-feira das 9h às 17h e aos sábados das 9h às 13h. Entrada gratuita.<EM> 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;