Economia Titulo
Stanley Fischer assume direçao do FMI nesta 3ª
Por Do Diário do Grande ABC
15/02/2000 | 11:52
Compartilhar notícia


O americano Stanley Fischer assume nesta terça-feira a direçao interina do Fundo Monetário Internacional, que ainda nao encontrou um sucessor para o diretor-gerente Michel Camdessus.

Fischer, naturalizado americano, nasceu na entao colônia britânica de Zâmbia, no leste da Africa. Ele ficará no comando do FMI até que os europeus resolvam suas divergências quanto aos candidatos ao posto deixado por Camdessus. É uma regra implícita que assim como os americanos ocupam sucessivamente a presidência do Banco Mundial, o FMI seja dirigido tradicionalmente por um europeu.

O desentendimento entre os membros europeus do FMI se deve à insistência alema na candidatura de Caio Koch Weiser, alemao nascido no Brasil, que nao conta com respaldo unânime do velho mundo. Os opositores consideram Koch mais um burocrata do que um líder de nível internacional capaz de conversar com autoridade com os dirigentes de outros países.

Foram citados como alternativas os nomes de Andrew Crockett, presidente britânico do Banco de Pagamentos Internacional (BPI) e o diretor do Tesouro italiano, Mario Draghi.

Koch estudou no Paraná e, depois de outros estudos na Alemanha, regressou ao Brasil, onde fez doutorado em Filosofia, em 1972. No ano seguinte, entrou para o Banco Mundial e ocupou diversos cargos na instituiçao. Em abril passado, abandonou o Bird ao ser nomeado ministro das Finanças da República Federal Alema.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;