Cultura & Lazer Titulo
Última chamada para Mostra de São Bernardo
Cássio Gomes Neves
Do Diário do Grande ABC
13/11/2004 | 13:55
Compartilhar notícia


Termina neste fim de semana uma das edições mais bem resolvidas da Mostra de Cinema Brasileiro de São Bernardo. Em sua 23ª versão, o evento agrupou 12 longas-metragens, um ciclo com quatro filmes de José Mojica Marins (apresentados pelo próprio no teatro Cacilda Becker) e uma série de palestras em torno do cinema marginal. Para o encerramento, foram providenciados Lisbela e o Prisioneiro, de Guel Arraes, e Raízes do Brasil – Uma Cinebiografia de Sérgio Buarque de Holanda, de Nelson Pereira dos Santos, filmes atraentes pelo potencial debate que sugerem, especialmente sobre qual cinema desejam os artistas brasileiros hoje.

Um cinema plural, evidentemente. E também um cinema consciente de si, como arte e retrato. Qual cinema quer Arraes com Lisbela e o Prisioneiro? Um vaudeville talvez, numa exegese impulsiva que se oriente apenas pelo cômico romance da filha do delegado (Débora Falabella) e do trambiqueiro forasteiro (Selton Mello). Mas Arraes introduz ali a perspectiva do cinema enquanto idealização. A mocinha projeta o amor perfeito a partir dos filmes a que assistiu no cinema e o diretor assimila essa informação, de fantasiar a realidade, que emanam das retinas de Lisbela para o colorido de seu próprio longa-metragem. Lisbela é cinema ciente de seu poder de disciplinar o imaginário, um divertido mea culpa.

E qual o cinema que o veterano Pereira dos Santos pretende com Raízes do Brasil? A princípio, um retrato do intelectual Sérgio Buarque de Holanda e, como tal, incorpora as realizações do retratado. Mas o documentário divide os feitos de Sérgio em duas partes: os emocionais e os intelectuais. Não é o homem que se adapta ao filme; é o filme que deve ignorar modelos e formatos para se adequar à subjetividades do homem, que neste caso conduziu a sociologia para entender a transição brasileira de colônia a república e lia tiras de Luluzinha nas horas vagas. Ah, e que foi pai de Chico Buarque.

23ª Mostra de Cinema Brasileiro de São Bernardo – Exibições dos filmes Lisbela e o Prisioneiro (sábado, às 20h; domingo, às 16h) e Raízes do Brasil – Uma Cinebiografia de Sérgio Buarque de Holanda (sábado, às 16h; domingo, às 20h). No Teatro Cacilda Becker – praça Samuel Sabatini, 50 (Paço Municipal), São Bernardo. Tel.: 4330-3444. Ingr.: R$ 2.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;