Esportes Titulo
Atleta de S.Caetano garante patrocínio e vai para o Pan
Kati Dias
Especial para o Diário
09/10/2004 | 11:49
Compartilhar notícia


O ginasta Luís Augusto dos Anjos, do Serc/ Santa Maria/ São Caetano, foi reintegrado a seleção permanente, que vai representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano Juvenil de Ginástica, de 12 a 17 deste mês, em San Salvador (El Salvador), após conseguir o patrocínio de um hospital de Curitiba, que pagará todas as despesas. O atleta de São Caetano corria o risco de não participar da competição, por não ter os recursos necessários para ir ao Pan. Luís Augusto está treinando na capital paranaense e viaja domingo à noite para El Salvador.

O anúncio do patrocinador trouxe alívio para os dirigentes do clube e para o Detur (Diretoria de Esportes e Turismo), de São Caetano. Para a coordenadora do Serc, Salete Meneguello, seria frustrante se o ginasta não competisse. "O Guto lutou muito para conquistar esta vaga", afirmou.

Mesmo se quisesse, a Prefeitura de São Caetano não poderia assumir os gastos de Luís Augusto na capital salvadorenha. A Lei de Responsabilidade Fiscal, que rege todas as cidades do Brasil, não permite este tipo de despesa. "Não teríamos como justificar esta verba para o Tribunal de Contas da União. Afinal, o ginasta não vai para San Salvador representar a cidade, sim o Brasil", explicou o diretor do Detur, Mauro Chekin. Ele acredita que São Caetano faz sua parte em dar estrutura e condições de treinamento aos atletas. "Não acho justo que a cidade pague por algo que é responsabilidade de uma confederação", disse.

O imbróglio começou quando a CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) transferiu aos clubes a responsabilidade de bancar atletas e técnicos que vão ao Pan. A entidade empregou a cota de R$ 1,4 milhão dos recursos obtidos pela Lei Agnelo/ Piva deste ano na seleção adulta, que foi aos Jogos Olímpicos de Atenas, e não incluiu no planejamento a equipe juvenil. Oito atletas foram classificados para a competição - quatro no feminino e mais quatro no masculino - e a delegação seria completada por mais quatro técnicos. O custo total da permanência em El Salvador seria de R$ 48 mil.

A ginasta Jade Barbosa e a técnica Viviane Cardoso, do Flamengo, serão bancadas pelo ex-jogador de basquete Amaury Pasos. Outros dois ginastas do clube, Thaís D'Almeida e Victor Rosa, mais o técnico Renato Araújo serão patrocinados pela Prefeitura do Rio, e Diego Hypólito pela Coca-cola e Brasil Telecom, através da CBG. A Prefeitura de Guarulhos assumiu a despesa de Bruna Perandré da Costa e o técnico Vladimir Cheiko, da AA Guaru, e Maíra Santos Silva, da mesma equipe, machucou o joelho e não competirá. O ginasta Caio Américo Costa usará o patrocínio dado pela AABB e parte de sua poupança pessoal para pagar a viagem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;