Política Titulo Promessa
Auricchio anuncia corte de 30% de cargos comissionados

Prefeito eleito de S.Caetano prepara reforma administrativa; Comunicação será extinta

Por Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
24/12/2016 | 07:25
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


O prefeito eleito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), anunciou na quinta-feira que pretende cortar 30% dos cargos comissionados. Pelos dados do Portal da Transparência do Paço, essa quantidade deve atingir a marca de 120 apadrinhados – hoje são aproximadamente 400.

O tucano não revelou exatamente quantas vagas destinadas à livre nomeação cortará a partir de 2017, porque, segundo ele, ainda é preciso analisar o quadro de pessoal atualizado do Palácio da Cerâmica. A ideia do grupo do prefeito eleito era de fazer esse levantamento durante o período de transição, mas Auricchio reclama que a gestão Paulo Pinheiro (PMDB) não forneceu as informações exigidas pela equipe indicada por ele.

“O objetivo é de congelar 30% dos comissionados. Ainda estamos finalizando. Não adianta antecipar quantos (postos) serão porque tem a questão salarial a ser avaliada. Mas parte desses cargos comissionados não será ocupada até que a gente consiga fazer ajuste nas contas públicas”, explicou o prefeito eleito.

Os cortes de comissionados deverão figurar o projeto de reforma administrativa que Auricchio pretende enviar à Câmara – o texto já está praticamente pronto. As mudanças darão nova configuração ao alto escalão. Uma delas é a extinção da Secretaria de Comunicação. O setor será alocado na Pasta de Governo, que abrigará mais outros departamentos, como o de Assuntos Institucionais, responsável pela interlocução com a Câmara – o vereador Gersio Sartori (PTB) será o titular.

Além dessas alterações, o prefeito eleito também encaminhará ao Legislativo a criação da controladoria-geral do município – a advogada Mylene Gambale foi anunciada como titular do cargo. Para agilizar as modificações, o tucano estuda pedir que a Câmara levante o recesso parlamentar para aprovar as medidas já nos primeiros dias de gestão.

Outros prefeitos eleitos da região também têm anunciado redução de comissionados e de secretarias. Em Santo André, Paulo Serra (PSDB) pretende trabalhar com 14, em vez dos atuais 19 e enxugar os apadrinhados de 484 para 290 (redução de 40%). Chefe do Executivo eleito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB) também já estimou diminuir 20% dos postos de confiança. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;