Turismo Titulo Pérola do Caribe
Pérola do Caribe

Com azul royal de doer os olhos, mar das praias cubanas oferece ao turista cenário único fora e debaixo d’água

Por Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
01/12/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Ari Paleta/DGABC


Como bônus, além de sua inspirador a história, Cuba oferece ao turista praias deslumbrantes, com o mais autêntico azul royal do Caribe.

Varadero, mais famoso balneário cubano, a 150 quilômetros de Havana, dispõe de larga oferta de hotelões e resorts all-inclusive, que propiciam a sensação de ter um mar sem ondas só para si.

Mas é em Cayo Largo, ilhota ao Sul de Cuba, à qual se chega por meio de voo de apenas 25 minutos em avião teco-teco, que se materializa a expressão de “paraíso na Terra”. Não à toa, uma das praias principais se chama Paraíso.

Para chegar até lá é preciso embarcar em trenzinho que passa no hotel. Curiosamente, a areia não esquenta. E o mar é tão azul que, literalmente, dói nos olhos ao ficar sem óculos escuros. Fazer mergulho em Cayo Largo, mesmo que só com snorkel, é experiência singular, pois a vida marinha é das mais impressionantes do planeta Terra.

SEM PHOTOSHOP. O mar da Praia Paraíso, em Cayo Largo, não teria nome melhor. Com ondas que não chegam a quebrar, e quase ninguém em sua extensa faixa de areia, o lugar é perfeito para relaxar, caminhar e contemplar o azul royal de suas águas.

MÚSICA PARA QUE TE QUERO. A maioria dos resorts litorâneos conta com espetáculos em que os bailarinos, em meio a plumas, dançam e cantam clássicos da música cubana, como ‘Guantanamera’ e ‘Dos Gardenias’. É o caso do Sol Cayo Largo.

PREPARADA. A infraestrutura dos hotéis de Varadero impressiona e agrada. O Paradisus Princesa Del Mar possui área reservada para casais, que podem aderir ao Royal Service e contar com mordomos.

ROTA. Em São Francisco de Paula, região metropolitana de Havana, está a Finca Vigia, casa em que Ernest Hemingway viveu. Passeio leva também a Cojímar, onde se inspirou para escrever ''O Velho e o Mar’.

INUSITADO. Em Cayo Largo, vale subir a bordo de barco que leva ao Cayo Iguanas, solo sagrado desses animais. Depois, é partir para o mergulho em mar que parece descanso de tela de computador.


Mojito acompanha comida crioula de tempero forte

Como tudo em Cuba, a culinária não poderia ser diferente e também traz suas peculiaridades. Para acompanhar o tradicional mojito, drinque feito de rum, suco de limão, água com gás e hortelã, a comida crioula leva tempero forte, que se assemelha ao baiano.

Dentre os pratos tradicionais, vale experimentar o moros y cristianos (arroz com feijão-preto), camarón enchilado (camarão ao molho de tomate) e plátano frito (banana frita). Também faz parte do cardápio local langosta (lagosta), carnes de cerdo (porco) e res (boi) – esta última não é tão boa quanto a brasileira.

Ainda, as cervejas locais Bucanero e Cristal são boas e baratas. Sem álcool, o suco de guayaba (goiaba) é delicioso, assim como o guarapo (caldo de cana).


TRILHA SONORA

O país exala música de qualidade. E engana-se quem pensa que o tempo parou na geração dos talentos de Compay Segundo, Ibrahim Ferrer, Omara Portuondo, integrantes do mítico Buena Vista Social Club que expôs ao mundo clássicos da salsa cubana, como Guantanamera, Hasta Siempre Comandante, Dos Gardenias, Chan Chan e Quizás, Quizás.

Dentre os sucessos contemporâneos, destacam-se o grupo de hip hop Orishas, dono do hit Represent, e o de timba (gênero local que mistura salsa, funk e música típica cubana) Yuli & Havana C, que contagia com seu dançante Bailando (Se Te Va Bailando). Em Cuba, só não dança quem não quer.


 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;