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Livro sobre a Simca abre coleção que conta história das montadoras
Luciele Velluto
Especial para o Diário
06/11/2005 | 08:27
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As fábricas de automóveis no Brasil estão ganhando uma coleção de livros ilustrados que contam suas histórias. A série História Sobre Rodas, dos autores Paulo Cesar Sandler e Rogério de Simone, traz como primeiro volume Simca – A História Desde as Origens, que conta a trajetória da empresa francesa que chegou ao Brasil em 1959 e foi responsável pelo famoso Simca Chambord, um dos carros mais importantes da década de 60, fabricado em São Bernardo.

Depois de dois anos e meio de pesquisa, os autores, que também são fãs de carros antigos, devem escrever ao todo dez livros sobre os principais fabricantes do início da indústria automobilística a partir de consultas a jornais e revistas de época e de entrevistas com ex-funcionários das fábricas e admiradores dos carros.

O livro sobre a Simca conta a história da empresa desde a origem, na França, apresenta os carros brasileiros criados pela montadora e relata as corridas que a equipe Simca, composta por funcionários e pilotos, realizava pelo país.

A empresa foi a pioneira na fabricação de veículos de alto padrão e a primeira a fabricar motores V8 no país. “O Simca foi o pioneiro em carro de luxo para os padrões da época. Tinha o famoso rabo de peixe e foi um carro muito cobiçado. Teve participação importante na história automobilística do Brasil, já que os norte-americanos concorrentes eram importados”, conta o biólogo Rogério de Simone, um dos autores do livro. O carro também foi o primeiro no Brasil a ter farol de milha e a adotar acessórios de luxo, como espelho no pára-sol.

A fábrica da Simca começou com 480 funcionários e, no auge, em 1964, chegou a ter 4 mil. “Era o carro mais caro na época, cerca de 20% mais que o concorrente. Ao todo, foram fabricados 50 mil veículos”, afirma Rogério de Simone.

A empresa acabou em 1967, depois de ter sido comprada pela Chrysler. “As vendas já estavam decaindo. Mas foi um marco na época. Era um carro veloz, bonito e de grande estabilidade. Quem podia comprar um Simca tinha poder aquisitivo alto. Os carros eram raros na época, e o Simca mais ainda”, explica o autor.

Hoje, os carros fabricados no Brasil pela empresa francesa são artigo de colecionador. Segundo Rogério de Simone, de um dos modelos da época, chamado de profissional – o mais básico –, só resta um. “Cem por cento original é muito difícil. Entre os carros de coleção nacional é um dos mais caros, cerca de R$ 50 mil. No país, há uma legião de admiradores, mas clube não tem.”

O local onde ficava a fábrica ficou desativado durante alguns anos e chegou até ser invadido por grupos de sem-teto, em 2003. Pertenceu à Volkswagen, e no ano passado foi adquirido pela Casas Bahia, que planeja construir na área um novo centro de distribuição.

Os próximos livros da coleção serão sobre a Vemag, fabricante dos modelos DKV, Kharmann Guia e Willys, os dois últimos fabricados em São Bernardo. A edição sobre o Simca está à venda nas principais livrarias ou pelo site www.alaude.com.br. O preço é R$ 96.




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