Política Titulo
Volpi questiona destino de Acqua Móvel
Por Arthur Lopez
Do Diário do Grande ABC
03/11/2005 | 08:30
Compartilhar notícia


O destino do Acqua Móvel, uma van voltada à educação ambiental, passa nesta quinta-feira a ser questionado pelo prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi (PV). A suspeita é de que o veículo, vendido no ano passado pelo Instituto Acqua devido aos altos custos de manutenção, deveria ter sido entregue ao poder público com o fim do convênio que possibilitou sua compra, conforme rege o manual do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).

Volpi consulta seu departamento jurídico para saber se tem direito ao veículo. “Não posso prevaricar, se o direito for da Prefeitura, vou atrás”, assegura o prefeito. Ele garante que não sabia o que era feito com a van. “Mas temos uma série de projetos para implementar no meio ambiente, que não acontecem por falta de estrutura. Esse veículo seria de grande utilidade”, afirma.

Segundo a coordenadora do Acqua, Ana Maria Marins, o Acqua Móvel foi vendido no ano passado e “o dinheiro está depositado numa poupança para a compra de outro veículo”. A ambientalista diz que a manutenção do veículo importado ficou muito cara, acima das condições de o Instituto custear. “Até onde deu, o Acqua cobriu as despesas, mas chegou a um ponto que ficou inviável”, afirma Ana Maria, que garante que o próximo veículo será nacional. “Estamos fazendo orçamentos para a aquisição”, diz.

Para Volpi, caso se confirme que o veículo deveria ser destinado à Prefeitura com o fim do programa, a venda do Acqua Móvel também será irregular, porque teria, assim, deixado de cumprir uma norma do Fehidro. “Trata-se de dinheiro público. Na pior das hipóteses, o dinheiro teria de ser destinado à Prefeitura para a compra de outro veículo, de uso exclusivo da municipalidade”, garante o prefeito.

Volpi se baseia no artigo 28, item dois, do manual de Procedimentos Operacionais para Investimentos, do Fehidro: “...os equipamentos e materiais adquiridos serão doados sem ônus à administração pública ao final do empreendimento”. No site do Acqua, consta que o programa firmado com a Prefeitura de Ribeirão que possibilitou a compra do veículo, o Ecomunidade, já está finalizado.

Ana Maria garante que na época da venda do Acqua Móvel, “todos os aspectos legais foram analisados e não se encontrou nenhum problema na operação”. O Acqua Móvel era uma van da Mercedes Benz MB 180D, importada, movida a diesel. O veículo foi apresentado, no dia 18 de março de 2001, em Ribeirão Pires, como parte do projeto de educação ambiental Ecomunidade, do qual fazia parte também o Centro de Referência instalado no Camping Municipal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;