Nacional Titulo
Brócolis pode ajudar a eliminar bactérias
Por
03/06/2011 | 00:00
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


O composto encontrado nos brotos de brócolis o sulforafano poderia ajudar a eliminar bactérias que afetam os pulmões. O sulforafano está presente nas verduras da família da couve e se apresenta como um possível tratamento para prevenir infecções pulmonares. Essa é a conclusão de uma pesquisa da Escola de Medicina de Johns Hopkins.

Os pesquisadores concluíram que o tratamento com sulforafano estimula a ativação da via de sinalização celular Nrf2, tanto nas células humanas dos pulmões com Enfermidade pulmonar obstrutiva crônica (Epoc) quanto as dos pulmões dos ratos expostos à fumaça. A ativação da via Nrf2 restaura a capacidade dos macrófagos pulmonares para eliminar as bactérias dos pulmões, com o que uma dieta rica em sulforafano poderia ajudar aos doentes a melhorarem.

De acordo com o relato, um pulmão saudável conseguiria eliminar resíduos e bactérias estranhas que entram pelo aparelho respiratório.

Mas no caso de fumantes isso não acontece, bem como com os indivíduos que têm a Epoc.

Para um dos co-autores da pesquisa, professor Robert Wise, o estudo poderá ajudar a explicar a relação entre a dieta e a doença pulmonar. A pesquisa foi publicada na revista americana Science Translational.

Por Solange Bagdadi




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;