Setecidades Titulo
Casa Flammarion atende 175 idosos em Mauá
Do Diário do Grande ABC
13/12/2003 | 18:05
Compartilhar notícia


A Casa Camille Flammarion, em Mauá, atende cerca de 175 idosos moradores de rua há aproximadamente 20 anos. A maioria das pessoas que lá estão conheceu a instituição por indicação de alguém da vizinhança e bateu na porta para pedir ajuda. A outra parte foi encontrada nas ruas da cidade e levada para o local pelos próprios diretores.

Os idosos passam dia e noite na casa. Eles têm alimentação, roupas e condições materiais para viver, de banheiros a armários, de carinho a dedicação. São quatro refeições por dia: café da manhã, almoço, lanche e janta.

O diretor Ari Luiz Tucunduva de Farias afirmou que os que entram acabam não saindo. “Primeiro porque não há necessidade. Aqui eles recebem tudo o que precisam para viver. Depois, porque as próprias famílias não aceitam, já que muitos deles têm problemas. O maior é, sem dúvida, o alcoolismo. Existem alguns que são jogados na rua pela família por esse motivo”, contou Farias.

A instituição não atende apenas idosos. Também há pessoas com aproximadamente 30 anos. Mas a grande maioria é formada por idosos de 50 a 80 anos. Eles passam boa parte do tempo jogando dominó e baralho. Dia sim dia não, uma professora vai até o local dar aulas para quem se interessar. Alguns estão lá há mais de 14 anos.

A Casa Camille Flammarion se mantém com doações de alimentos, roupas, móveis e bazares. Além disso, uma verba de R$ 13 mil por mês vem da Prefeitura. Porém, segundo o diretor, eles estão há 4 meses sem receber o dinheiro. Farias é músico e faz shows beneficentes como tecladista, violonista e cantor quando pode para arrecadar verbas para a instituição.

A mulher de Farias também é diretora da casa. A equipe que cuida dos idosos é formada por 18 enfermeiros, um médico psiquiatra, uma secretária e uma assistente social. Todos são registrados e recebem salário mensal. “Acabo vivendo mais aqui na instituição do que na minha própria casa”, confessou Farias.

Colaborou Carolina Velloso




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;