D+ Titulo Música
Espaço aberto para a música

Talentos locais encontram oportunidade dentro do concurso ‘Minha Banda Aí’

Por Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
28/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Uma trilha sonora especial tomou conta do Espaço Verde Chico Mendes, em São Caetano, na semana passada. Entre os dias 20 e 21, o local recebeu a quarta edição do Festival de Cultura e Arte do Grande ABC. Entre exposições de fotografias e ilustrações e performances de dança, a agenda teve como destaques os shows musicais. Parte da programação foi recheada pelas vencedores do Minha Banda Aí, concurso organizado pelo Diário com o objetivo de selecionar talentos locais. São aceitos diferentes gêneros e idades para provar que a região continua a respirar muita música de qualidade. 

Com uma pegada mais jovem, alguns grupos subiram ao palco montado no parque durante o fim de semana para apresentar seu trabalho autoral. Os primeiros a comandarem os alto-falantes foram os rapazes da Trama (www.facebook.com/bandatramaoficial), que apostam na mescla entre rock e hardcore. Influenciado por artistas como Green Day e CPM 22, o quarteto tocou composições próprias e cover de Confisco (Charlie Brown Jr.). “Estar no palco é o maior objetivo. Lutamos sempre para isso ocorrer e para ter essa sensação especial”, diz o vocalista e guitarrista Celso Dookie. 

Quem também subiu ao palco no sábado foi o Setfire (www.facebook.com/setfireofficial). Talvez com o som mais pesado do festival, a banda fez o local tremer com o thrash e death metal em performance potente e agressiva. Segundo o cantor Artur dos Anjos, “parte do grupo cresceu em Mauá e no restante do Grande ABC e víamos como as coisas ocorriam ao redor de bandas locais como Seventh Seal e Necromancia. Hoje, no evento, representamos o metal que sempre foi grande na região e é muito especial”. Entre os destaques do repertório esteve Spots of Blood, sua mais recente composição.

No domingo, o estilo descolado do Salviamente (www.facebook.com/salviamenteoficial) chamou a atenção do público. A fusão de rock, reggae, rap e música pop caracteriza o sexteto, que revelou faixas como Don e Deixa Pra Lá, além de mostrar ousadia na hora de rever sucessos, como Maracatu Atômico (de Jorge Mautner e que explodiu nos anos 1990 em regravação de Chico Science & Nação Zumbi). “Tocar é sempre o grande barato e subir no palco é um êxtase total. Tudo pode acontecer quando estamos lá”, comenta o contrabaixista e backing vocal</CF> Layo Comenda. 

A lista de vencedores do Minha Banda Aí deste ano foi completa pela Nokaos (www.facebook.com/nokaos.ska). Os oito integrantes buscam inspirações de vertentes para montar sua mistura de rock, ska e hardcore repleto de boas energias. Suas músicas, como Rotina e Ela Tá Querendo, tentam refletir a vida do dia a dia. “O festival é legal para mostrarmos trabalho para outras pessoas, não só para quem está no nosso meio. Outros públicos podem gostar do nosso som também. Fazemos algo simples de ouvir e a mensagem é direta”, avalia o guitarrista Eric Augusto.

O 4º Festival de Cultura e Arte do Grande ABC foi organizado pelo Diário em parceria com a Prefeitura de São Caetano – Secretaria Municipal de Cultura – e copatrocínio da Ecovias e Aesa. O apoio foi do Atrium Shopping, Incorporadora Patriani e Cerveja Madalena.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;