Setecidades Titulo
Festa do PCC toma conta da favela Morro do Samba, em Diadema
Por Do Diário OnLine
12/02/2007 | 22:16
Compartilhar notícia


Um DVD apresentado no Jornal da Band (TV Bandeirantes) na noite desta segunda-feira mostra imagens de uma festa promovida pela facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) em Diadema, na favela Morro do Samba.

As imagens, gravadas por uma produtora a pedido dos próprios traficantes, foram conseguidas pela polícia durante uma blitz no local e já estão sendo analisadas pela Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Segundo a emissora, a confraternização reuniu cerca de 500 pessoas. As imagens mostram uma fila de pessoas que esperam sua vez para cheirar cocaína. A droga é colocada numa bandeja e para cheirá-la os usuários improvisam um canudo utilizando cédulas de real. Depois, é possível ver um homem caído na calçada e tendo um princípio de convulsão devido a overdose de cocaína.

O que mais impressiona no vídeo é que crianças pequenas também acompanham o ritual e vêem de perto adultos utilizando drogas. Na bandeja, os criminosos desenham com o pó da cocaína a sigla P-C-C.

Maconha –
A maconha também circulava livremente no evento. Várias pessoas experimentaram a droga num cigarro gigante, maior do que um rojão. Além disso, também é possível ver adolescentes com latinhas de cervejas na mão dançando ao som do rap que tocava na festa.

Durante a celebração, os traficantes ainda promoveram uma intensa queima de fogos. Um grupo de menores na laje de um telhado ainda era responsável pela exibição de um vídeo em um telão.

Os organizadores também estenderam uma imensa faixa desejando a todos feliz Natal e Ano Novo, o que dá a entender que as imagens foram gravadas no fim do ano passado. Uma pichação feita por grafiteiros também aparece na gravação. Nela, policiais da ROTA são atacados por criminosos.

Liderança –
De acordo com representantes do Ministério Público, que deram entrevista à TV Bandeirantes, o tráfico no local é comandado por Edílson Borges Nogueira, o Biroska, 33 anos, um dos líderes do PCC que está detido na penitenciária de Presidente Venceslau, interior paulista.

Agora, o Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Repressão ao Crime Organizado) irá analisar as imagens para prender os responsáveis pela festa. Segundo promotores disseram à emissora, a intenção do grupo ao gravar o vídeo é mostrar para outras comunidades como o tráfico supre as deficiências deixadas pelo Estado.

Por isso, em um determinado momento da festa, um locutor pega o microfone e faz diversos elogios aos traficantes. “Sem eles, este evento não estaria acontecendo”, diz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;