Cultura & Lazer Titulo
Documentário passa a Argentina em revista
Por Cássio Gomes Neves
Do Diário do Grande ABC
26/08/2005 | 08:19
Compartilhar notícia


Aos 69 anos, o argentino Fernando Solanas goza do privilégio de ser um dos diretores, ao lado de poucos como o brasileiro Glauber Rocha e o cubano Tomás Gutierrez Alea, responsáveis por formatar com sua filmografia uma identidade audiovisual genuinamente latino-americana. Ninguém mais indicado, portanto, para escarafunchar a crise econômica argentina pós-Fernando de la Rúa, evento que marcou abrasivamente a história recente do país platino. E é o que faz Solanas com o documentário Memória do Saqueio, a partir de sexta-feira em São Paulo.

Memória do Saqueio denomina os bois: retrocede até os tempos de Carlos Menem e exibe o contexto internacional de política econômica erguida do ultraliberalismo, via FMI, para justificar o profundo mergulho da Argentina, sem escafandro, no oceano composto por moratórias e calotes – mas sem fazer vista grossa para práticas extorsivas do mercado internacional. Uma investigação sem parcialidades.

MEMÓRIA DO SAQUEIO (Memória del Saqueo, Argentina/França, 2004). Dir.: Fernando Solanas. Estréia nesta sexta-feira no Espaço Unibanco 2 e Unibanco Arteplex 8. Censura: 12 anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;