Economia Titulo
Bolsa de Tóquio fecha em queda com petróleo em baixa e dólar volátil
Por
13/01/2015 | 07:12
Compartilhar notícia


As ações negociadas em Tóquio fecharam em queda nesta terça-feira, influenciadas pelo desempenho das bolsas de Nova York, que encerraram em baixa na segunda-feira, quedas mais acentuadas nos preços do petróleo e uma desvalorização do dólar ante o iene no início da sessão.

Com isso, o índice Nikkei fechou com perda de 0,64%, a 17.087,71 pontos, depois de acumular um recuo de 1,5% na semana passada.

Nas primeiras horas do pregão, a moeda norte-americana chegou a ser negociado a 117,88 ienes, de 118,28 ienes no fim da tarde de segunda-feira. Um dólar mais fraco resulta em lucros mais tímidos para as empresas japonesas que vendem seus produtos para o exterior. Do meio para o fim da sessão, o dólar passou a operar em leve alta, mas não o suficiente para levar o índice Nikkei para o terreno positivo.

Segundo Yoshihiro Okumura, da gestora de fundos Chibagin, o fraco desempenho das bolsas de Nova York na segunda-feira elevou as preocupações do mercado com a economia global. "A queda contínua dos preços do petróleo indica que a economia global deve estar desacelerando em ritmo mais forte do que imaginávamos", disse. Na mínima do dia, o petróleo Brent para entrega em fevereiro chegou a cair 4,35%, a US$ 45,23 por barril, na ICE.

"EU números da folha de pagamento não-agrícola de sexta-feira não foram ruins, mas o quadro geral para a economia global - como parcialmente refletida na queda de crude - é aquele que é possivelmente desacelerando mais do que se pensava", disse Yoshihiro Okumura, gerente geral da Chibagin Gestão De Ativos.

No noticiário corporativo, as exportadores lideram as principais perdas, em meio à volatilidade do dólar ao longo da sessão. A Tokyo Electron perdeu 2,0% e a Toyota Motor recuou 1,2%. Em reação à queda nos preços do petróleo, as companhias de energia também registraram perdas. A Inpex caiu 2,6% e a Japan Petroleum Exploration cedeu 4,0%. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;