Setecidades Titulo
Três morrem e 20 ficam feridos em acidente na SP-122
Rodrigo Cipriano
Do Diário do Grande ABC
15/05/2007 | 07:01
Compartilhar notícia


Um acidente envolvendo três ônibus na rodovia SP-122, que interliga Rio Grande da Serra a Paranapiacaba, deixou três mortos e mais de 20 feridos na tarde de segunda-feira. As causas da colisão ainda estão sendo investigadas, mas uma perícia realizada no local aponta a neblina, comum nessa área do Grande ABC, como principal responsável pelo choque. Além dos coletivos, uma motocicleta e um furgão que faria a entrega de merendas na única escola da vila ferroviária também se envolveram no acidente.

Até a noite de segunda-feira, apenas uma das vítimas fatais havia sido identificada. Abia Ferreira Francisco, de cerca de 40 anos, era passageira de um dos ônibus. Um outro morto é um homem, que não havia sido reconhecido. Os feridos foram resgatados por unidades de resgate do Corpo de Bombeiros e levados para o CHM (Centro Hospitalar Municipal) Central de Santo André e para o pronto-socorro do Hospital São Lucas, em Ribeirão Pires. A relação com os nomes e o estado de saúde deles não foi revelada no local do acidente.

Em uma análise preliminar, peritos do Instituto de Criminalística da Polícia Civil constataram que um dos micro-ônibus que seguia de Rio Grande da Serra para Paranapiacaba bateu na traseira de um ônibus que estava à frente. Com o impacto, o motorista do ônibus perdeu o controle e bateu de frente em outro micro-ônibus que deixava Paranapiacaba em direção a Estação Prefeito Saladino, em Santo André. Ainda  não se sabe como a motocicleta se envolveu no acidente. Quando o furgão entrou no engavetamento, os sobreviventes já estavam fora dos ônibus.

“O lugar não estava sinalizado e a neblina estava horrível. Consegui desviar um pouco quando vi o ônibus, mas mesmo assim bati na sua traseira”, afirma o motorista Vanderson Alves Bezerra, 26 anos. Ele diz que estava a uma velocidade entre 20 km/h e 30 km/h no momento da colisão. “Quando sai do carro, as pessoas estavam caídas na beira da estrada, sangrando muito. Dormir hoje à noite vai ser difícil.” Foram os próprios passageiros que alertaram o Corpo de Bombeiros sobre o acidente.

As vítimas fatais só foram retiradas das ferragens após as 19h, quando a perícia no local havia sido concluída. Por enquanto, está descartada a hipótese de excesso de velocidade como causadora do acidente. Segundo a Viação Ribeirão Pires, responsável pelos três ônibus, será feita a análise dos tacógrafos dos veículos. A partir deles, é possível saber a velocidade exata de cada carro no momento do choque. Os restos dos ônibus foram apreendidos e levados para o pátio de Ribeirão Pires, onde serão periciados nesta quarta-feira. Domingo, a perícia fará nova análise do local do acidente.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;