Esportes Titulo
Edmundo volta ao Vasco sonhando com a Seleçao
Por Do Diário do Grande ABC
20/05/2000 | 16:24
Compartilhar notícia


Foram 47 dias de afastamento e uma trégua forçada. Um se manteve em campo, marcando gols pelo Vasco, conquistando a torcida e conseguiu até voltar à Seleçao Brasileira. O outro, enquanto isso, ficou afastado dos campos se recuperando de uma lesao, temendo perder espaço e refletindo. Neste sábado, às 17 horas, Romário e Edmundo têm um encontro marcado no gramado do Maracana para o clássico entre Vasco e Fluminense. Guerra verbal, troca de provocaçoes e conflito de vaidades nao estao nos planos de Edmundo.

O temperamental jogador, por ora, percebeu que brigar com Romário só lhe traria prejuízo, tanto no clube quanto numa possível volta à Seleçao. Mudou o comportamento, o discurso, passou a elogiar o companheiro e espera com isso ganhar do técnico Wanderley Luxemburgo a mesma chance que o Baixinho está tendo. ``Um comentarista falou que a Seleçao Brasileira deveria ter a defesa do Roma, com o Roberto Carlos, o meio-campo do Corinthians, com o Rivaldo, e o ataque do Vasco. Eu gostei disso', brinca, esperançoso.

Controlando os nervos - Para manter a nova postura, entretanto, Edmundo terá de controlar os nervos. Romário, inclusive, já ironizou suas declaraçoes elogiosas. ``Como todo torcedor brasileiro ele tem mais é que torcer para eu jogar bem'. E fez questao de dizer que nao há chances de reatar a amizade. ``Nao tem volta: guerra é guerra'. Edmundo nao liga e sonha com o momento de vestir a camisa amarela de novo, mesmo que seja ao lado do desafeto. ``Se o companheiro for o Romário, ótimo. Pelo menos uma coisa a gente já tem: entrosamento dentro de campo', imagina.

Os dois craques têm amigos em comum, que tentaram por diversas vezes a reaproximaçao. Desistiram. Eles, porém, nao escondem que Edmundo está mais consciente e evitando o conflito. No Vasco, este momento de paz é visto com desconfiança. ``Qualquer opiniao e previsao em relaçao aos dois seria precipitada. Deles, pode-se esperar tudo', diz um membro da comissao técnica.

Esperança na convocaçao - Edmundo baseia suas esperanças de ser convocado em dois pontos de vista: primeiro, porque crê que a Seleçao vive um momento de transiçao e que há espaço para ele; segundo, porque Wanderley disse que convocara Romário pelas declaraçoes inteligentes, e nao pela incontestável qualidade técnica do craque.

Edmundo acha que mostrando bom comportamento terá as portas abertas. E conta com a pressao da opiniao pública. ``É claro que a opiniao pública sempre ajuda. Pelo menos eu sei que na hora de fazer a convocaçao o meu nome fica passando na frente do Wanderley de tanto as pessoas falarem', analisa.

Dupla sem títulos - Se a Seleçao ainda é um sonho, o jogo contra o Fluminense e a dupla de ataque com Romário sao uma realidade para Edmundo. Os dois só jogaram 10 partidas juntos em 2000, mas o retrospecto é excelente: oito vitórias, um empate e uma derrota. Dos 24 gols marcados pelo time nestes jogos, 18 foram da dupla (11 de Romário e 7 de Edmundo). Títulos, no entanto, nao conquistaram nenhum. Pior. Ainda deixaram escapar dois: o do Mundial de Clubes e o do Rio Sao Paulo.

Hoje as perspectivas sao as melhores possíveis. Mesmo sem estar 100%, Edmundo nao quer decepcionar. O craque espera uma vitória sobre o Fluminense já sonhando com o clássico decisivo contra o Flamengo, no próximo domingo. ``Ganhar do Flamengo e conseguir o título seriam as maiores alegrias que poderíamos dar para nossa torcida.'




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;