Setecidades Titulo
Sem plano antienchente, só rezando para não chover
Luciano Cavenagui
Do Diário do Grande ABC
07/01/2005 | 14:44
Compartilhar notícia


Os 80 mil motoristas que passam diariamente pela sistema Anchieta-Imigrantes têm de rezar para São Pedro não mandar chuva forte. Isso porque após duas horas de exaustiva reunião em São Paulo, agentes das defesas civis, polícias Militar e Rodoviária e Corpo de Bombeiros nada decidiram. A intenção da reunião era criar um esquema especial para que o caos do dia 6 de dezembro, quando a Anchieta parou após uma tempestade, não se repita.

Mas as previsões meteorológicas são desfavoráveis e será preciso muita reza para que situação semelhante não ocorra de novo. Segundo o Sétimo Distrito do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e a agência Climatempo, a previsão até domingo na região é de tempo nublado com chuvas típicas de verão durante a tarde. Ou seja, fortes pancadas suficientes para transbordar córregos e rios.

“A frente fria que atingiu o Estado nos últimos dias se deslocou para o Rio de Janeiro. No entanto, ainda há muito ar quente e úmido, que podem ocasionar os temporais de verão”, afirmou o meteorologista Alexandre Nascimento, da Climatempo. “O ar quente ainda não se dissipou na região por conta das altas temperaturas registradas no último fim de semana”, disse a especilista do Inmet, Maria Dias.

Segundo nota emitida pelo coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Celso de Camargo, várias idéias foram discutidas e anotadas pelos participantes na reunião de quinta-feira à tarde, mas a conclusão foi a marcação de nova reunião, com data ainda indefinida.

No Grande ABC, os técnicos das defesas civis mantêm constante estado de observação. Especialmente nas áreas críticas.

Em Mauá, pelo menos, o risco de enchentes é menor. Após reportagem publicada pelo Diário no dia 27 do mês passado, a Prefeitura limpou os reservatórios, que estavam lotados de lixo e comprometiam a capacidade de armazenamento.

Rio Grande – Em Rio Grande da Serra, a situação deve melhorar, com relação ao fim do ano, quando a Defesa Civil estava sem presidente. Por considerar o departamento sucateado, o atual prefeito Adler Kiko Teixeira (PSDB) priorizou a formação de uma nova comissão, com 15 funcionários municipais e o técnico da Secretaria de Obras, João Martins, como presidente.

Quem precisar de auxílio em áreas de risco, por enquanto, deverá ligar para o número 4820-8200. “Estamos providenciando a aprovação de um sistema mais rápido pelo 199”, informou o secretário municipal de Comunicação, Carlos Eduardo Silva. Segundo o secretário, a equipe que não dispunha de veículo próprio e hoje tem uma motocicleta cedida pela Secretaria de Administração.

Colaborou Sucena Shkrada Resk




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;