Memória Titulo Memória
E lá se foi o busto do senador...

O busto de José Luiz Flaquer, o senador (estadual) Flaquer...

Ademir Medici
16/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


O busto de José Luiz Flaquer, o senador (estadual) Flaquer, não está mais na Praça Embaixador Pedro de Toledo, o Largo da Estátua, no começo do Calçadão da Oliveira Lima, em Santo André. Quatro jovens tentaram furtar o busto de bronze, que foi arrancado do pedestal. Devido ao peso da peça, ela foi abandonada no chão, ligeiramente danificada. Felizmente, o busto foi encaminhado aos cuidados do Museu Municipal Dr. Octaviano Gaiarsa, para as providências necessárias.

O pesquisador Adalberto Dias Almeida, que nos trouxe a informação, fotografou o pedestal todo pichado em que o busto estava. Este não é o pedestal original, aquele em que o busto foi posto em 1932, quando da sua inauguração festiva.

A memória local volta a ser arranhada. Em São Bernardo, está desaparecido o busto de Samuel Sabatini, que ficava em frente ao edifício do Paço. E o busto do prefeito Lauro Gomes precisou ser levado para o interior da Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo, pois no jardim em que estava era sempre vítima da ação de vândalos.

Em 16 de outubro de...

1914 – A guerra. Manchete do Estadão: os interesses portugueses na Alemanha confiados à guarda do Brasil; última hora: os franceses retomam Altkirch e Mulhousse.

1919 – Arlette Pinheiro Esteves da Silva, a atriz Fernanda Montenegro, nasce no Rio de Janeiro.

1924 – Benedicto Pilissoni, o Ditinho do Bandolim, nasce em Itapuí (SP). Veio para Santo André em 1959. Aposentou-se como metalúrgico. A música o acompanhou desde criança.

1969 – Inaugurado o Museu de Arte Sacra de São Paulo. Do acervo fazem parte peças localizadas por Hugo Duzzi na antiga capela dos Pires, em São Bernardo.

1974 – Começa a festa Noites Portuguesas, na Chácara da GE, hoje Parque Celso Daniel. São 11 barracas representando as 11 províncias portuguesas, que promoveram a venda de tecidos da Ilha da Madeira, rendas, louças de Nazaré. Presentes à inauguração da festa: o cônsul geral de Portugal em São Paulo, Diamantino Real, e o prefeito interino de Santo André, Luiz Arthur Lamouche Barbosa.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 16 de outubro de 1984 – ano 27, nº 5648

Manchete – Mais três governadores nordestinos com Tancredo; Maluf promete governo social e sem grandes obras

Grande ABC – Início de obra do sistema trólebus marcado para janeiro de 1985.

Diadema – Favelados criam associação.

Ribeirão Pires – Prefeito Valdírio Prisco assume ele mesmo a Secretaria de Educação, Saúde e Relações Sociais, depois da saída do titular, Paulo Ferreira da Silva.

Futebol – Pelo Campeonato Paulista, em São José do Rio Preto, América 1, Santo André 0.

Jogos Abertos – Grande ABC obtém 23 títulos em Araçatuba.

Polícia – Caminhão desgovernado destrói casa e mata criança no bairro Ferrazópolis, em São Bernardo.

São Caetano

15ª Festa da Padroeira. Programação de hoje:

11h – Barraca de pizza na Praça Cardeal Arcoverde.

19h30 – Missa: famílias que constroem a igreja.

Santos do dia

- Hoje é dia de dois santos muito cultuados no Grande ABC: Santa Edwiges, com paróquia na Vila Vivaldi, e São Geraldo Magella, com paróquias no Jardim Petroni e na Vila Guaraciaba.

Há também uma paróquia em louvor a Santa Edwiges no Jardim Alto da Boa Vista, ligada à Paróquia São Paulo Apóstolo, em Mauá.

Santa Edwiges (Bavária 1174 – Trebnitz 1243). Religiosa. Uma vida dedicada aos necessitados.

- São Geraldo Magella (Itália 1725 – 1755). Redentorista. Considerado o padroeiro da gravidez, dos falsamente acusados, das boas confissões, da maternidade.

Na foto, a imagem de São Geraldo Magella que está em ponto de destaque da sua paróquia, no Jardim Petroni.

- Margarida Maria Alacoque

Hoje

- Dia da Ciência e da Tecnologia

- Dia Mundial da Alimentação

- Dia Mundial do Pão

- Dia do Engenheiro de Alimentos

- Dia do Anestesista

- Dia do Instrutor de Autoescola

- Dia do Instrutor de Voo, criado pela lei estadual paulista nº 14.425, de 29-4-2011.

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Assu (RN). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;