Automóveis Titulo Breve
Pneu perdeu pressão? O celular avisa
Por Das Agências
22/09/2010 | 07:07
Compartilhar notícia


A Continental promete lançar em breve o Filling Assistent, dispositivo eletrônico instalado no pneu que se conecta sem fio ao smartphone do motorista tornando possível a troca de informações.

O Filling Assistent especifica a pressão exata de cada pneu. Então, ao se adicionar ar, a pressão ideal pode ser alcançada mesmo quando a bomba do posto de serviço não está aferida corretamente. Além disso, um breve alerta e um piscar intermitente podem fornecer a confirmação de que o pneu já atingiu a pressão recomendada. Os requisitos técnicos são sistema de monitoramento de pressão com os sensores apropriados nos pneus e dispositivo eletrônico instalado de fábrica no veículo com uma interface sem fio. A entrada em produção em série do Filling Assistant em carros novos está prevista para depois de 2013.

"Esse sistema rápido e simples não apenas acrescenta interface amigável ao carro como otimiza a sua segurança e eficiência", comenta Burkhard Wies, chefe de desenvolvimento de pneus de passageiros da Continental. "O motorista também é alertado sobre a perda gradual de pressão resultante de um furo ou de uma válvula defeituosa. Ao mesmo tempo, o meio ambiente também se beneficia, uma vez que a pressão apropriada dos pneus mantém baixos tanto a resistência à rolagem como o consumo de combustível", acrescenta.

"O Filling Assistant é exemplo de uma comunicação ainda mais próxima com o mundo exterior", acrescenta Andreas Wolf, chefe da unidade de Corpo e Segurança da divisão de Interior. "E é precisamente essa íntima cooperação entre vários segmentos ligados à construção do veículo que poderá fornecer mais novidades e, acima de tudo, mais funções práticas no futuro", complementa.

A partir de 2013, a Continental projeta dar inicio à produção em massa dos primeiros pneus dotados de sensores para a coleta direta de informações a partir da banda de rodagem, além dos sensores que estarão conectados à válvula. Isso irá marcar o início da era dos pneus inteligentes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;