Cultura & Lazer Titulo Palco
Médium tem homenagem teatral
Por Marília Tiveron
Especial para o Diário
11/09/2010 | 07:07
Compartilhar notícia


A trajetória de Chico Xavier é retratada mais uma vez no mundo artístico. Agora, a adaptação ficará por conta do Terceiro Milênio, grupo de teatro amador de Santo Amaro, que subirá ao palco do Teatro Municipal de Santo André com a peça Chico, um Rastro de Luz amanhã, às 18h.

Além das facetas já conhecidas - médium, amoroso, afetuoso, -, a apresentação, que mescla música e dança, pretende abordar a de um homem disciplinado. "Para exercitar a mediunidade, Chico teve de desenvolver a humildade e a bondade, que já eram latentes nele. Mas para ampliar isso e poder cumprir sua missão foi submetido a uma rígida disciplina", explica a diretora Aurora Maria Barros, que conheceu o protagonista em sessão espírita em Uberaba (MG).

Ela comenta as dificuldades em adaptar 92 anos de vida em 1h30 de espetáculo. "Retratamos 0,01% da vida de Chico. É apenas um lampejo assim como no filme (Chico Xavier, de Daniel Filho). É uma homenagem singela."

Foram necessários três anos para Aurora elaborar Chico, um Rastro de Luz. Apesar de já conhecer a história do médium, a diretora assistiu a cinco filmes e leu mais de 30 revistas e 15 livros para se familiarizar com os detalhes e fatos pouco abordados.

Ela também conta que o grupo participou de oficinas, encontros e estudos para poder compor os personagens. Apesar de a peça estar em cartaz desde 2008, Aurora afirma que ela passa por constantes aprimoramentos. "Ao fim da peça, deixamos um questionário para o público opinar e assim vamos nos ajustando."

A diretora faz questão de ressaltar que a peça não é religiosa e, por isso, pretende encontrar um público heterogêneo. "Não é uma aula de espiritismo e sim sobre a história do homem Chico Xavier. Qualquer pessoa, independentemente da religião, pode assistir que vai entender tudo."

Chico, um Rastro de Luz - Teatro. No Teatro Municipal de Santo André - Praça 4° Centenário. Tel.: 4433-0789. Amanhã, às 18h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;