Turismo Titulo Chocolate
Culto ao cacau
Luís Felipe Soares
Enviado à Serra Gaúcha
11/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A chegada da Páscoa promete agitar Gramado. Conhecida por sua tradição com chocolates, a cidade deu a largada no dia 5 à 15ª edição da Chocofest, evento temático que apresenta uma série de atividades voltadas para comemorar a data e que segue até o dia 4 de abril. A festa do ano passado deveria ter ocorrido em Canela, mas problemas organizacionais fizeram com que não acontecesse. Todas as atividades são gratuitas.

A principal atração da Chocofest é a parada especial de Páscoa. Com o tema Um Chocoamor à Terra e mais de 200 pessoas envolvidas, o desfile busca, além de divertir as pessoas, passar mensagem de conscientização ambiental. O grande astro da festa é o Conde Guloseima, anfitrião do evento e presença garantida ao longo da Avenida das Hortênsias. O desfile ocorre aos sábados, a partir das 16h30.

Quem também entra na onda é a Rua Coberta, que passa a ser chamada de Planeta Chocolate. Nesse novo ‘universo', crianças podem ouvir histórias, há oficinas de aprendizagem de produção de chocolate e enfeites e aulas de artesanato. O local será palco dos shows temáticos O universo Verde na Terra dos Coelhos durante os fins de semana, às 19h.

Outros atrativos são as decorações que enfeitam as ruas e, principalmente, as lojas e fábricas de chocolates locais. Entre os estabelecimentos do gênero, há diversidade para atender qualquer quantidade de público. O amor da cidade pelo chocolate movimenta disputa saudável entre as lojas da região central para saber quem elabora a vitrine mais chamativa. O público será responsável por eleger as fachadas mais bem decoradas.

REINO DO CHOCOLATE - Fora da competição, mas mantendo o apreço pelo delicioso doce, está O Reino do Chocolate, espaço temático que tem como objetivo contar a deliciosa e curiosa história do doce. O preço da entrada é de R$ 5, valor que pode ser trocado por produtos na loja no fim do passeio - e claro, com a garantia de experimentar deliciosos chocolates.

Um dos detalhes do local é a presença do maior coelho de chocolate do mundo, com peso de 1.640 kg e com total de 8.856 calorias. A fabricação do famoso doce é mostrada passo a passo, demonstrando a mistura entre o processo artesanal e a utilização de máquinas específicas em certos momentos.

O passeio começa em uma máquina do tempo, que nos apresenta desde a descoberta do produto pelos astecas até sua vinda para a Europa pelo navegador espanhol Hernán Cortez. Entre imagens e cartazes explicativos, há pequenas esculturas feitas com o doce, como a figura de um monge, uma coroa embelezada com 70 cristais e um busto de Cortez.

Mesmo com grande parte da atenção voltada ao chocolate, as comemorações de Páscoa também remetem à origem religiosa da festa. Entre os dias 27 e 4 de abril, ocorre o Gramado Aleluia. O evento agrupa programação especial de missas e celebrações, como a Procissão dos Passos, no dia 4, que reúne carros alegóricos e fiéis em caminhada pela cidade até a Igreja Matriz de São Pedro. A participação é gratuita e aberta a todos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;