Cultura & Lazer Titulo Em São Paulo
Mostra revela expedição
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
22/02/2010 | 07:01
Compartilhar notícia


Em um tempo em que o homem não tinha o auxílio de ferramentas de reprodução para identificar e analisar o seu espaço, o trabalho artesanal de verdadeiros artistas fez diferença na descoberta de um Brasil completamente desconhecido. E é o trabalho desses homens que pode ser conferido em Expedição Langsdorff, que o Centro Cultural Banco do Brasil abre amanhã.

A expedição, coordenada pelo barão alemão Heinriche Von Langsdorff, que a serviço do império russo percorreu o Brasil do Pará a São Paulo, entre 1821 a 1829, com objetivo de promover descobertas científicas, investigações geográficas, estatísticas e produtos desconhecidos para comércio. A odisséia contou com participação de artistas, botânicos, naturalistas e cientistas.

Ao todo, o grupo produziu mais de 2.000 páginas de anotações manuscritas, diários, desenhos, aquarelas e registros cartográficos, que foram enviados à Rússia e ficaram perdidos até 1930.

A exposição reúne 120 desenhos e aquarelas de artistas como Johann Moritz Rugendas, Aimé-Adrien Taunay e Hercules Florence. A seleção ainda traz coleção de 36 mapas e plantas originais do cartógrafo Néster Rubtsov, que serão projetadas e comparadas com imagens atuais dos locais retratados disponíveis no Google Earth, que permite ao visitante conferir a exatidão com que os espaços foram retratados pelos artistas.

Ocupando espaços de quatro andares do CCBB, a exposição é divida em cinco núcleos das então províncias Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso e Pará.

Mato Grosso tem retratos de florestas, rios e população indígena, enquanto São Paulo recebe atenção para as vestimentas de sua população, o rio Cubatão, a planta do Porto de Santos e o Convento dos Capuchinhos, também na Baixada Santista. Minas e Pará têm mais obras de fauna e população indígena, enquanto o Rio de Janeiro recebe retratos fiéis de sua topografia especial, entre eles o morro do Corcovado.

Expedição Langsdorff Centro Cultural Banco do Brasil - Rua Álvares Penteado, 112, São Paulo. Tel.: 3113-3651. Ter. a dom., das 10h às 20h. Grátis. Até 25 de abril.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;