Economia Titulo Vendas
Shoppings brasileiros comemoram aumento de 11,26% nas vendas

Vendas do Natal superaram expectativas dos lojistas; algumas redes varejistas já iniciaram liquidações

Michele Loureiro
Do Diário do Grande ABC
27/12/2009 | 07:13
Compartilhar notícia


As vendas do Natal cresceram 11,26% sobre o volume registrado no mesmo período de 2008, segundo levantamento da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping). A estimativa da entidade é que o faturamento dos 711 shoppings no Brasil tenha sido de R$ 20 bilhões em dezembro. No ano, o faturamento dos estabelecimentos foi de R$ 78,81 bilhões, 10% a mais do que o registrado em 2008.

As melhores condições de juros, a valorização do real e o aumento do poder de compra da população de baixa renda foram os principais fatores que motivaram esse resultado, segundo o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun. "O índice de confiança do consumidor, que no ano passado era de 34%, subiu para 77% neste ano", afirma.

O desempenho foi tão bom que algumas lojas chegaram a ficar desabastecidas. Segundo Sahyoun, isso ocorreu com produtos da linha branca e algumas peças de vestuário, na segunda quinzena de dezembro. "Algumas empresas não acreditaram em um Natal tão bom, a própria indústria deu férias coletivas nesta época, e houve também alguns problemas de logística", explica.

Eletroeletrônicos e eletrodomésticos foram os produtos que apresentaram o maior crescimento de vendas, com alta de 20% ante ao mesmo período do ano passado. No ano, o comércio da categoria cresceu 30%, graças aos incentivos dados pelo governo, como a redução do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados).

O levantamento divulgado pela Alshop foi feito pela empresa de consultoria Deloitte. Foram ouvidas 150 empresas de varejo associadas à entidade, que congrega aproximadamente 6.300 lojas.

PROMOÇÕES - Depois da correria que antecipou o Natal, os consumidores podem começar a aproveitar as liquidações. Normalmente as promoções só começam no início do ano, porém, algumas redes varejistas anteciparam o calendário e já oferecem descontos de até 76%.

Nos cinco shoppings da região, as campanhas promocionais terão início somente depois da virada do ano - uma vez que até lá os lojistas ficam focados na troca dos presentes -, mas os complexos de compras não divulgaram os percentuais de desconto.

O Grupo Pão de Açúcar promove saldão de Natal nas lojas do Extra e Ponto Frio, com até 50% de desconto e pagamento parcelado em até 24 vezes no cartão da loja. As promoções vão até o dia 31 e incluem produtos como eletroeletrônicos, eletrodomésticos, artigos de informática, brinquedos e utensílios domésticos, entre outros. No Extra, são cerca de 1.000 itens com preços mais baixos e a rede espera crescimento nas vendas dos produtos em promoção de até 20%.

Para quem prefere comprar sem sair de casa, os sites do Extra e Ponto Frio fazem liquidação, com até 50% de desconto, até o último dia do ano. O consumidor pode parcelar a compra em 18 vezes no cartão da loja, sem juros, ou em 12 vezes nos outros cartões de crédito.

O site www.saldãonainternet.com.br concentra produtos em promoção de mais de 40 lojas. Os artigos estão com os preços reduzidos de 10% a 76% e há a possibilidade de parcelar a compra em 12 vezes sem juros. Alguns dos participantes são Lojas Marisa, Ricardo Eletro, Le Postiche, NetShoes, Comprafácil.com, PortCasa, Bayard e Giuliana Flores.

O site Submarino também faz queima de estoque de 500 produtos com preços abaixo do praticado no mercado. Na Americanas.com o saldão acontece até segunda-feira.

O Walmart.com começou ontem a ação chamada 100 horas de liquidação, na qual durante quatro dias seus itens estão em promoção.

A varejista de material de construção C&C (Casa & Construção) começou quarta-feira a liquidação Saldão da Virada, com produtos até 70% mais baratos. As promoções vão até o dia 4 . (da AE)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;