Economia Titulo Juro
Banco do Japão mantém taxa de juros em 0,10%
31/10/2009 | 07:12
Compartilhar notícia


O Banco do Japão (BOJ, banco central) decidiu nesta sexta-feira encerrar as medidas de compra de dívida corporativa no fim de dezembro, conforme planejado, desativando parte dos instrumentos heterodoxos adotados neste ano para enfrentar a crise financeira global.

No entanto, o banco aprovou por unanimidade a decisão de deixar inalterada a taxa básica de juros, em 0,10%. A taxa tem sido mantida nesse nível mínimo desde dezembro do ano passado. A decisão do BOJ aparece como um sinal claro de que a crise global ultimamente se amenizou. As condições de levantamento de fundos parecem ter melhorado a ponto de as instituições financeiras conseguirem obter recursos necessários sem qualquer rede de proteção. O BOJ afirmou, porém, que a medida não significa o início da chamada "estratégia de saída", que o banco define como o fim da taxas de juros em níveis mínimos.

O conselho de política monetária aprovou por sete a um o encerramento, no fim do ano, do programa de compra de bônus corporativos e commercial papers (títulos de dívida). Refletindo as melhoras no funcionamento do mercado, o montante de dívida que o BOJ comprou ficou bem abaixo do limite que o banco havia estabelecido: até 20 de outubro, a instituição tinha o equivalente a 70 bilhões de ienes de commercial papers, comparados ao teto de 3 bilhões de ienes que o banco disse que compraria, e 261 bilhões de ienes em bônus corporativos, contra um limite de 1 trilhão de ienes.

O conselho do BOJ decidiu, entretanto, estender até o fim de março uma linha especial de crédito para fornecer fundos pelo prazo de três meses e à taxa de 0,1%, num esforço para injetar liquidez suficiente no mercado antes do fim do ano fiscal.

EMPREGO
A taxa de desemprego no Japão caiu para 5,3% em setembro, na comparação com a taxa de 5,5% registrada em agosto. O resultado foi menor do que a previsão do mercado, de 5,6%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;