Setecidades Titulo Eureka 2009
Mostra de inventores promete surpresas

Evento Eureka 2009 ocorre no Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano, entre os dias 23 e 25 de outubro

Por Willian Novaes
Do Diário do Grande ABC
18/10/2009 | 07:02
Compartilhar notícia


Na sexta-feira começa a Eureka 2009, com invenções que prometem mudar o dia a dia das pessoas. Os professores pardais do Instituto Mauá de Tecnologia apresentam 140 trabalhos, desde invenções tecnológicas a sorvetes que melhoram sintomas da menopausa. O evento será realizado em São Caetano.

Os inventores são alunos dos últimos anos dos cursos de Administração e Engenharia, nas habilitações de Mecânica, Alimentos, Controle e Automação, entre outras. O evento começa na sexta-feira e termina no domingo. A entrada é gratuita.

Entre os destaques estão o braço robótico, o mouse light, a escalada de esteira, os helicópteros de três hélices, o controle digital para chuveiros e a cadeira-tanque, que promete revolucionar a vida dos cadeirantes brasileiros.

"A Eureka é uma marca, é como um rito de passagem que coroa a vida acadêmica", analisa o professor José Carlos Souza Júnior, presidente do Comitê Técnico-Científico da Eureka 2009.

A proposta deste ano foi criar produtos que proporcionem alimentação mais saudável para a população.

Por outro lado, também surgiram ideias que visam trazer mais acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção, como a cadeira-tanque, desenvolvida por quatro alunos de Engenharia Mecânica. "A cadeira não tem rodas, mas duas esteiras, como um tanque de guerra, que pode se locomover com facilidade em terrenos acidentados e subir e descer escadas", diz o estudante Marcelo Panagio, 24 anos.

A cadeira tem dois motores, um para fazer curva e o outro que impulsiona o equipamento para frente e para trás. "A gente pensava em fazer algo para ajudar as pessoas com deficiência, já que têm tantos buracos nas calçadas e poucos locais com acessibilidade", comenta Panagio. Os estudantes contam que já foram consultados por algumas empresas, mas ainda não decidiram quais serão os próximos passos do produto.

Os adeptos da escalada agora podem praticar o esporte na sala de casa e sem estragar as paredes com buracos. Os alunos de Engenharia de Controle e Automação desenvolveram a escalada de esteira. "As paredes ocupam muito espaço, já a nossa invenção pode ser colocada no meio da sala e o usuário ainda controla a velocidade", comenta Ricardo Piffer, 24.

Os visitantes poderão testar o aparelho na feira, que será realizada entre 23 e 25 de outubro, a partir das 14h, no Instituo Mauá de Tecnologia (Praça Mauá, 1 - São Caetano). Nos dois primeiros dias, o evento termina às 22h. No dia do encerramento, às 20h30. Mais informações pelo site www.maua.br.

 

Sorvete que combate menopausa está entre as invenções

As estudantes Fernanda Lia Mazzi e Laís Zchineli, ambas de 22 anos, desenvolveram um sorvete que minimiza diversos efeitos colaterais da menopausa. Elas vão produzir mais de 20 quilos, no sabor de frutas vermelhas, para serem degustados na Eureka 2009.

O produto é à base de soja, vitaminas A, B e E, minerais e chá branco. "O principal sintoma minimizado são as ondas de calor, além do sorvete ser refrescante e com zero de açúcar, que não engorda", diz Fernanda. Elas estão prestes a concluir o curso de Engenharia de Alimentos.

A ideia para a invenção saiu da casa de Fernanda. Sua mãe está na menopausa e ela não perdeu tempo: decidiu inventar um produto que melhore a vida da sua mãe até passar por essa fase.

Quem está com dificuldade para fazer força com os braços poderá utilizar, durante a feira, a armadura dos quatro alunos de Engenharia de Controle e Automação. O braço robótico aumenta a força. "Esse protótipo foi construído com base num robô japonês, nós queremos que pessoas debilitadas utilizem essa tecnologia", conta o inventor Marcelo Oka, 22.

O braço funciona com sensores de prata e ouro conectados nos músculos de quem o usa. "Os neurônios mandam sinais que são lidos pelos sensores. Na Eureka, os visitantes poderão fazer testes, mas sem vestir o equipamento. Ainda é perigoso", brinca Oka.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;